Registo de Nascimentos

Description level
Series Series
Reference code
PT/ADAVR/RC/CRCILH/001
Title type
Atribuído
Date range
1911-04-02 Date is uncertain to 1922-12-31 Date is uncertain
Dimension and support
15 livros; papel
Biography or history
Pelo Código de 1911 o registo do nascimento de uma criança devia ser feito sete dias úteis após o parto por pessoas consideradas pelo Estado como testemunhas válidas. O registo devia ser feito na repartição correspondente ao local de nascimento/residência. Para facilitar a deslocação dos cidadãos foram criados os Postos do Registo Civil nas freguesias mais distantes.



Mantendo a tradição do registo paroquial, era necessária a presença de duas testemunhas que substituíam a figura dos padrinhos.



Os livros do registo civil de nascimento dos primeiros anos, logo após a entrada em vigor do Código de 1911, englobam os registos da Repartição, bem como os dos vários Postos de Registo Civil do concelho de Íhavo.
Acquisition information
Livros entrados no Arquivo por incorporação da Conservatória do Registo Civil de Íhavo em 2020-02-28.
Scope and content
Contém dados de identificação relativos ao nascituro, data de nascimento, filiação, nome dos avós e naturalidade. Podem conter outras informações em averbamentos de casamentos, óbito, dissolução de casamento, perfilhação, divórcio, etc.
Arrangement
Registos ordenados por ano, com uma numeração sequencial dentro da Repartição. Cada bloco de registos correspondente a um ou mais Postos de Registo Civil pode integrar a mesma unidade de instalação. Encontram-se ordenados cronologicamente, sendo os seus registos renumerados (seguindo a numeração da Repartição) e repaginadas as suas folhas.
Access restrictions
Comunicável, salvo os originais em mau estado de conservação.
Language of the material
Por (português)
Related material
Fundo paroquial das paróquias do Concelho de Ílhavo custodiado pelo Arquivo Distrital de Aveiro
Creation date
16/03/2020 14:48:58
Last modification
29/09/2023 12:24:03