Available services

Escritura de dispensa pagas e quitação que fazem Libânia Rodrigues de Azevedo e seus filhos, com Dionísio Cândido Gomes e mulher.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0081/00008
Title type
Atribuído
Date range
1884-03-28 Date is certain to 1884-03-28 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 7v a 9
Scope and content
Escritura de paga e quitação realizada na morada de Libânia Rodrigues de Azevedo. Sendo intervenientes de uma parte Libânia Rodrigues de Azevedo, viúva e seu filho Manuel Rodrigues do Sacramento, Maria Emília Rodrigues de Azevedo e seu marido Bernardo Francisco Faulho Júnior, António Rodrigues de Azevedo e Júlia Rodrigues de Azevedo, estas 2 solteiras assim como Manuel Rodrigues do Sacramento e de outra parte Francisco António Marques de Moura (procurador) de Dionísio Cândido Gomes e sua mulher Rita da Anunciação Gomes. E logo pelo procurador dos segundos outorgantes foi dito que tendo os seus constituintes feito contrato de sociedade sobre cobranças de imposto real da Câmara de Ílhavo e da Barra com José Rodrigues do Sacramento já falecido, marido e pai dos primeiros outorgantes, que por esta escritura confessava que todas as contas relativas à referida sociedade se encontram saldadas, uma vez que os representantes do falecido entregaram neste ato a quantia de 306 070 réis, e pela que lhes dá quitação da dita dívida. Da quantia de 306 070 réis se deu a quantia de 12 580 réis, provenientes das custas de uma demanda, que tanto uns como os outros tiveram com José António de Magalhães, custas que foram adiantadas e pagas pelos outorgantes, atuais representantes do falecido José Rodrigues do Sacramento. Exceptuam-se porém deste saldo e quitação todas as dívidas que os taberneiros devem à sociedade, [avença?] de Augusto de Oliveira Pinto e a indemnização que a Câmara deste concelho tem a dar à mesma sociedade, seu arrematante do ano de 1881, para o que a mesma câmara está devidamente autorizada, tendo a receber o outorgante Dionísio Cândido Gomes e mulher a sua respetiva parte das importâncias resultantes das dívidas avenças e indemnizações acima referidas. Disse mais ele procurador que este saldo e quitação se referia também ao outorgante Bernardo Francisco Faulho Júnior, arrematante que foi dos impostos municipais deste concelho, nos anos de 1877 a 1881, com as mesmas excepções acima mencionadas. Foram testemunhas presentes Manuel Maria da Rocha e Alberto Marques, viúvo, ambos artistas e Manuel Luís da Silva, casado, artista, todos desta vila.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0008
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
14/05/2019 11:04:55
Last modification
14/05/2019 11:06:47