Available services

Escritura de partilhas amigáveis, feita na vila de Ílhavo, no cartório do tabelião, entre os primeiros outorgantes Manuel dos Santos Rocha, casado em segundas núpcias com Luísa Maria de Jesus, e os segundos outorgantes os filhos e genros dos primeiros outorgantes, a saber, Manuel dos Santos Rocha [Júnior?] e sua mulher Maria Joana Vieira e Tomé da Rocha Facão e sua mulher Maria Joana de Jesus, todos da vila de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0078/00012
Title type
Atribuído
Date range
1882-12-31 Date is certain to 1882-12-31 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 11-12
Scope and content
Escritura de partilhas amigáveis, feita na vila de Ílhavo, no cartório do tabelião, entre os primeiros outorgantes Manuel dos Santos Rocha, casado em segundas núpcias com Luísa Maria de Jesus, e os segundos outorgantes os filhos e genros dos primeiros outorgantes, a saber, Manuel dos Santos Rocha [Júnior?] e sua mulher Maria Joana Vieira e Tomé da Rocha Facão e sua mulher Maria Joana de Jesus, todos da vila de Ílhavo. Foram feitas partilhas por falecimento de Maria Rosa de Jesus, primeira mulher do primeiro outorgante, mãe e sogra dos segundos outorgantes, tendo-se já feito a partilhas dos bens móveis. A propriedade, na Rua de Alqueidão, com casa e quintal, delimitada a norte com José Gonçalves dos Anjos, a sul com Manuel Pascoal, a nascente com a viúva [Maia?] e a poente com o Carril, ficaria para os primeiros outorgantes, sendo que estes dariam em compensação aos segundos outorgantes 33 250 réis [a cada 1?], transação feita no ato da escritura. Os segundos outorgantes teriam a preferência de compra da referida propriedade caso os primeiros outorgantes quissessem vendê-la. Foi transcrito o recibo de contribuição de registo, discriminando as taxas e impostos. Foram testemunhas Luís Pereira Praia, viúvo, pescador, e José da Rocha da Agra, casado, artista, e Sebastião António da Silva, casado, artista, assinando pelos primeiros outorgantes, e Bernardo Joaquim Ribeiro, casado, assinando pelos segundos outorgantes, todos da vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0008
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
14/05/2019 11:02:17
Last modification
14/05/2019 11:06:47