Available services

Escritura de testamento, feita na Rua do Arnal da vila de Ílhavo, casa de João dos Santos da Labrincha, com este testador, solteiro, doente de cama.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0078/00002
Title type
Atribuído
Date range
1882-11-01 Date is certain to 1882-11-01 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 1v-2v
Scope and content
Escritura de testamento, feita na Rua do Arnal da vila de Ílhavo, casa de João dos Santos da Labrincha, com este testador, solteiro, doente de cama. Desejava que o seu funeral fosse feito segundo a vontade do seu testamenteiro. O testador não tem herdeiros legais. Deixava a seu afilhado João, filho de sua irmã Maria Salgada, metade de 1 cordão de ouro, que valia no seu todo 60 000 réis, sendo a outra metade para a sua afilhada Rosa, filha da mesma irmã. Deixava todos os seus bens móveis e roupas brancas a seu irmão José dos Santos da Labrincha. Deixava a seu irmão José dos Santos da Labrincha e sua mulher 24 000 réis, à sua irmã Maria Salgada 24 000 réis, pelo bom tratamento que lhe proporcionaram. Nomeava por seus herdeiros universais a seus irmãos, a saber, Maria Salgada, casada, Diogo dos Santos da Labrincha, Tomé dos Santos da Labrincha, José dos Santos da Labrincha e Luís, filho de sua irmã Maria Rosa Salgada, já falecida, em partes iguais. Luís, filho de Maria Rosa Salgada, apenas poderia tomar posse da sua parte na herança quando se tornasse maior de idade. Se falecesse antes disso a sua parte reverteria para seus irmãos Maria, Diogo, Tomé e José. Deixava a sua irmã Maria 15 200 réis, a seu irmão Jorge 9 000 réis, quantias pagas do ouro que possuía, e do que restasse serviria para custear o seu enterro. Desejava que as roupas pretas e de cor servissem para sufrágios de sua alma. Nomeava a sua testamenteira a sua irmã Maria Salgada, em primeiro lugar, e seu irmão José dos Santos da Labrincha, em segundo lugar. Foram testemunhas João da Rocha Carola, José Maria António Bio, casados, Joaquim Simões de Oliveira, viúvo, Joaquim António Bio, solteiro, todos artistas, e José Simões Ré, casado, marítimo, e Sebastião António da Silva, casado, artista, assinando pelo testador, todos da vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0008
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
14/05/2019 11:02:15
Last modification
14/05/2019 11:06:47