Available services

Escritura de testamento que faz o reverendo padre José António da Conceição ingresso da ordem de Nossa Senhora do Carmo do lugar de Pedralva da freguesia de São Lourenço do Bairro.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0072/00036
Title type
Atribuído
Date range
1880-08-19 Date is certain to 1880-08-19 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 48v a 50
Scope and content
Escritura de testamento, realizada na Rua de Espinheiro, na morada de José Maria da Silva. Sendo intervenientes o reverendo padre José António da Conceição, da ordem de Nossa Senhora do Carmo, residente no lugar de Pedralva, freguesia de São Lourenço do Bairro. E logo pelo outorgante foi dito que era de sua própria e livre vontade, e que se encontrando já idoso, fazer o seu testamento da seguinte forma: quer que o seu funeral seja feito com a menor simplicidade, evitando desta maneira convites particulares. Que depois da sua morte se digam as seguintes missas: pela alma dele testador 100 missas, pelas faltas de resas, aplicações de missas e penitências mal cumpridas a que ele testador estivesse obrigado 60 missas e todas estas missas serão ditas por uma só vez no prazo de 1 ano após a sua morte. Como não tem herdeiros necessários, todos os seus bens tanto mobiliários como imobiliários, direitos e ações, institui como sua única e universal herdeira a menor Felicidade, filha de Rosa de Jesus, que em casa e em companhia dele testador vive e foi batizada na Igreja de Ílhavo em 19 de novembro de 1872. Declara ainda ele testador que à sua criada Rosa de Jesus, natural do Carvalhal, está devendo as respectivas soldadas, à razão de 14 400 réis por ano, desde o princípio do ano de 1857 e que estas soldadas sejam satisfeitas da meação geral dos seus bens. Deixa o usufruto da terça de todos os seus bens à sua criada Rosa de Jesus. Nomeia por sua testamenteira a dita sua criada Rosa de Jesus e em segundo Manuel Rodrigues Filipe, no lugar de São Mateus, hoje residente do lugar de Carvalhães, onde é casado. Foram testemunhas presentes o reverendo padre António da Cruz Vieira, João dos Santos Marcelo, João António da Silva, José Leopoldino da Silva, artistas e Manuel Fernandes Batata, marítimo, todos casados desta vila.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0007
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
14/05/2019 10:57:56
Last modification
14/05/2019 11:06:47