Available services

Escritura de aforamento fateusim perpétuo, em que são senhorios Manuel Simões Maio e sua mulher da Légua e foreiros António das Neves e sua mulher da Quinta do Picado.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0072/00024
Title type
Atribuído
Date range
1880-05-30 Date is certain to 1880-05-30 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 32v a 34
Scope and content
Escritura de aforamento enfiteuta perpétuo, sendo intervenientes Manuel Simões Maio e sua mulher Teresa Joaquina (senhorios), do lugar da Légua e António das Neves e sua mulher Joana dos Santos (foreiros), do lugar da Quinta do Picado. E logo pelos segundos outorgantes foi dito que são senhorios e possuidores de uma propriedade de ribeiro, de terra lavradia com seu moinho sita no Coimbrão, que confronta a norte com os herdeiros de António da Silva Valente, a sul com a levada do mesmo moinho, a nascente com a madriz das águas e a poente com os senhorios, cuja propriedade dão de aforamento enfiteuta perpétuo aos segundos outorgantes, pelo foro anual de 140 litros de milho grosso, bem limpo e seco, posto em casa dos senhorios ou seus herdeiros, cujo primeiro pagamento é feito em setembro do corrente ano e daí em diante. Entra neste aforamento um pousio que está junto à presa do moinho do mesmo ribeiro, que confronta a poente com a levada das azenhas, e que serve de despejo. Caso um dos outorgantes queira vender a propriedade ou o foro têm de ser ouvidos os outros outorgantes, e terão preferência de preço. Dão como segurança de pagamento as melhoras que esperam fazer no prédio afurado. Foram testemunhas presentes Elias Fernandes, viúvo, lavrador de Vilar, José dos Santos Branco, casado, lavrador da Quinta do Picado, José Joaquim Marques de Melo, casado, negociante, residente nesta vila e Tomé Francisco Malha, casado, artista, desta vila.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0007
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
14/05/2019 10:57:54
Last modification
14/05/2019 11:06:47