Available services

Escritura de compra e firme venda, feita na vila de Ílhavo, cartório do tabelião, entre o comprador Joaquim Nunes Perdigão, casado, e a vendedora Mariana de Oliveira, viúva, ambos moradores em Salgueiro, freguesia de Soza, concelho de Vagos, na quantia de 72 000 réis.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0067/00016
Title type
Atribuído
Date range
1878-10-18 Date is certain to 1878-10-18 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 20 a 21v
Scope and content
Escritura de compra e firme venda, feita na vila de Ílhavo, cartório do tabelião, entre o comprador Joaquim Nunes Perdigão, casado, e a vendedora Mariana de Oliveira, viúva, ambos moradores em Salgueiro, freguesia de Soza, concelho de Vagos. Foi comprada 1 morada de casas e metade do aido junto à parte sul, no Largo da Feira de Salgueiro, delimitados a norte com João Rodrigues, a sul com o caminho público, a nascente com a viúva de Francisco Simões Gamas e a poente com a estrada pública, com reserva de usufruto para a vendedora enquanto viva. O comprador ficava obrigado a pagar aos credores Joaquim Marques da Silva Henriques, da Ermida, a Manuel Simões dos [esmintairo?], dívidas que a vendedora deve. Nunes Perdigão e sua mulher Clara de Jesus, moradores em Salgueiro, e Albino da Rocha, de Salgueiro, como procurador de Luís Nunes, solteiro, filhos e nora da vendedora, autorizavam a venda. Estava também presente a mulher do comprador Clara de Jesus, que autorizou também a venda. Foi transcrito o recibo da contribuição de registo, discriminando as taxas e impostos. Foram testemunhas Tomé Francisco Malha e Albino de Almeida, casados, artistas, e João António de Oliveira, casado, guarda da alfândega, assinando pela vendedora, e Manuel Luís José da Fonseca, solteiro, assinando pela mulher do comprador, e Bento Pereira Gateira, casado, marnoto, assinando pela mulher de Francisco Nunes Perdigão, todos da vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0007
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
14/05/2019 10:54:13
Last modification
14/05/2019 11:06:47