Available services

Escritura de aforamento que fazem os aforantes João Nunes Pinguelo, o cavaz, e mulher desta vila e afurados Manuel Gomes e sua mulher dos Moitinhos.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0062/00009
Title type
Atribuído
Date range
1877-08-01 Date is certain to 1877-08-01 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 11v a 13
Scope and content
Escritura de aforamento, sendo intervenientes João Nunes Pinguelo, o cavaz, e sua mulher Josefa Maria Morgada (senhores), moradores nesta vila de Ílhavo e de outra parte Manuel Gomes e sua mulher Joana de Oliveira (foreiros, moradores no lugar dos Moitinhos. E logo pelos primeiros outorgantes foi dito que eram senhores de uma propriedade de terra lavradia sita nos Moitinhos, que confronta a norte com os herdeiros de dona Ana Delfina de Azevedo Guerra, a sul com Manuel da Rocha, a nascente com a rua pública e a poente com os senhorios. A qual terra sendo medida antes da feitura desta se achava ter pelo lado norte de comprimento 105 metros e pela parte sul 101 metros, cuja propriedade agora dão de aforamento enfiteuta perpétuo aos segundos outorgantes, pelo foro anual de 3 800 réis, e pagos em casa do senhorio no dia 29 de Setembro de cada ano. Deixando de pagar o foro serão avisados executivamente e se deixarem de pagar por 3 anos consecutivos perderão não só o domínio útil mas também nas benfeituras feitas. No caso dos foreiros quererem vender ou trocarem o dito foro só o poderão fazer com autorização dos senhorios, se a eles senhorios não convier comprar e sendo-lhes dada licença para venda e troca, haverão eles senhorios ou seus herdeiros de laudemio de dez um e não querendo dar-lha terão preferência a qualquer comprador. A proriedade fica obrigada a dar passagem de pé e de carro a uma propriedade que eles senhorios têem ao poente, da porpriedade aforada. Os foreiros dão como segurança de pagamento a propriedade aforada e melhoras que fizerem na mesma. Foram testemunhas presentes José Pinto de Sousa, Albino de Almeida, casados, artistas e Joaquim Marques Machado, solteiro, negociante e José Joaquim Marques de Melo, solteiro, negociante, todos moradores nesta vila.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0006
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
14/05/2019 10:47:39
Last modification
14/05/2019 11:06:47