Available services

Escritura de partilhas amigáveis que fazem os filhos e genros de Francisco da Silva Gordo viúvo, do lugar de Vale de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0058/00008
Title type
Atribuído
Date range
1876-09-25 Date is certain to 1876-09-25 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 11 a 12
Scope and content
Escritura de partilhas amigáveis que fazem entre si os filhos e genros de Francisco da Silva Gordo viúvo, do lugar de Vale de Ílhavo. Apresentam-se como filhos e genros Maria Nunes moreira e seu marido António José Resende; Joana Nunes Moreira e seu marido António Francisco da Silva; Maria Rosa Nunes Moreira e seu marido António dos Santos capucho; José da Silva Gordo solteiro; salvador da Silva Gordo e sua mulher Joséfa Maria de Oliveira todos moradores no lugar de Vale de Ílhavo. E maior de idade, que entre si fizeram as partilhas por falecimento de seu pai e sogro Francisco da Silva Gordo viúvo do lugar de Vale de Ílhavo, da seguinte maneira: fica a pertencer à co-erdeira Maria Nunes Moreira e seu marido António José Resende a primeira parte do lado do norte que é uma leira de terra lavradia sita no lugar de Vale de Ílhavo, mais o assento de casas em que vive tonando a cada um dos co-eredeiros a quantia de 15 600 réis, mais uma leira de pinhal sita nos bolhões termo de Vagos. Pertence ao co-herdeiro José da Silva gordo solteiro a segunda leira de terra lavradia do lado do norte e sul com os seus palheiros juntos na fronteira da rua, tomando aos co-herdeiros a quantia de 4 000 réis meno aos co-herdeiros Maria Nunes Moreira e marido; mais uma leira no mato sita nos bolhões e mais outra leira de mato sita na bemposta. pertence a co-erdeira Maria Rosa Nunes moreira e marido António dos Santos Capucho a terceira sorte do aido de terra lavradia do lad do norte com o seu poço tomando aos co-herdeiros 1 200 réis, à co-erdeira Maria Nunes moreira e marido António José Resende mais uma leira de mato sita nos vales, pertence à co-erdeira Joana Nunes Moreira e marido António Francisco da Silva a quarta leira de terra lavradia do aido a contar do norte, mais uma leira de mato cito nos vales. Pertence ao co-herdeiro Salvador da Silva Gordo e mulher a quinta e última sorte do aido de terra lavradia a contar do norte, mais uma leira de mato sito nos vales tomando o co-herdeiro António Francisco da Silva e mulher a quantia de 3 600 réis, mais torna a cada um dos co-herdeiros 500 réis. Foram testemunhas Francisco Luís da Silva casado artista e custoio Rodrigues do preto casado maritimo, António João Carrancho casado lavrador todos desta vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0006
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
14/05/2019 10:45:10
Last modification
14/05/2019 11:06:47