Available services

Escritura de confissão de dívida que fazem os governos da campanha nova dos Luíses as credores padre João Manuel da Rocha Senos e Luís Francisco da Picada.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0048/00013
Title type
Atribuído
Date range
1874-05-20 Date is certain to 1874-05-20 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 18v a 20
Scope and content
Escritura de confissão de dívida que fazem os governos da campanha nova dos Luíses que pesca na Costa Nova do Prado concelho de Ílhavo aos credores padre João Manuel da Rocha Senos e Luís Francisco da Picada. A dita comissão fiscal é composta dos seguintes vogais Roque Simões Michirão, Francisco China, João dos Santos marnoto sénior, Manuel Francisco [Anarraio?] e João Catarino novo que confessaram dever ao dito credor a quantia de 500 000 réis em dinheiro uma vez que não tinham dinheiro para o pagar e pela mesma forma a campanha é devedora a Luís Francisco da Picada da quantia de 570 000 réis pedida para a compra de aparelhos que a mesma compra faz Augusto de Oliveira Pinto o qual também se obriga a pagar-lhe pelos seus bens da companha e que ambas as dívidas venceram com juro de 8 por cento ao ano. Para segurarem as ditas dívidas hipotecaram todos os seus bens da companha que atualmente possui redes, barco e mais utensilios, arrais e um palheiro que serve de arrecadação dos aparelho na borda do mar da Costa Nova do Prado que por bem conhecido não se confrontam, mais um outro palheiro no mesmo sitio que serve para marcar e que por bem conhecido não se confronta, mais outro palheiro que serve de arrecadação dos vinhos cito na Costa Nova que parte do norte com o caminho público, sul com Manuel Simões [Maurício?], nascente com o palheiro do mesmo arrais e procurador, e poente com José Batata. Foram testemunhas António Augusto de Almeida casado oficial das deligências deste juízo e Ricardo Domingues Magano casado artista e desta vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0006
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
14/05/2019 10:38:49
Last modification
14/05/2019 11:06:47