Available services

Escritura de partilhas amigáveis que entre si fazem, João Nunes Ferreira, viúvo, com seus filhos e genros do lugar dos Moitinhos.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0047/00001
Title type
Atribuído
Date range
1874-01-01 Date is certain to 1874-01-01 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 1 a 2
Scope and content
Escritura de partilhas amigáveis, sendo intervenientes de uma parte João Nunes Ferreira, viúvo e de outra parte Rosa Maria com seu marido António José Rodrigues, Domingos Nunes Ferreiro e Manuel Nunes Ferreira, ambos solteiros, sui juris, todos moradores do lugar dos Moitinhos. E logo por todos os outorgantes foi dito que estavam todos justos e contratados a fazerem as partilhas amigáveis dos bens que ficaram por morte de Joana Maria. Pertence a João Nunes Ferreira, viúvo, uma vessada e costeira de terra lavradia sita nos Moitinhos, que confronta a norte com a viúva de João Francisco da Silveira e a sul com Tomé Fernandes Caetano, no valor 52 800 réis; mais 2 bocados de costeiras sitas no [bão?] dos Moitinhos, que confronta a norte com dona Ana Delfina de Azevedo Guerra, a sul com a viúva de João Francisco da Silveira e com Leonardo Maria, no valor de 24 000 réis; há-de ainda receber da co-herdeira Rosa Maria e seu marido António José Rodrigues a quantia de 11 000 réis. Pertence à co-herdeira Rosa Maria e seu marido António José Rodrigues uma leira de terra lavradia sita nos Moitinhos, que confrontam a norte com Agostinho Nunes Morgado, a sul com eles mesmos co-herdeiros, no valor de 48 000 réis, tornando para o seu pai a quantia de 11 000 réis e para o co-herdeiro Domingos, seu irmão e cunhado a quantia de 3 600 réis e para o co-herdeiro Manuel outra quantia de 3 600 réis. Pertence aos co-herdeiros Domingos e Manuel uma vessada de terra lavradia sita nos Moitinhos, isto é no vale, que confronta a norte com dona Ana Delfina de Azevedo Guerra e a sul com a viúva de João Francisco da Silveira, sendo esta vessada para ser repartida entre estes dois co-herdeiros em partes iguais, ficando esta mesma vessada sujeita a dar caminho de pé e de carro, para as costeiras que ficam pertencendo ao viúvo. Disseram ainda os outorgantes filhos e genros, que uma casa que lhes pertence nas Cafurnas é para seu pai, não podendo este vendê-la, trocar, alienar e hipotecar e por morte deste será repartida entre eles herdeiros. Foram testemunhas presentes João Simões da Rocha, viúvo, lavrador, do lugar das Ribas, Luís Nunes Bastião, casado, lavrador, desta vila e José Rodrigues do Sacramento, casado, negociante, desta vila.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0006
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
14/05/2019 10:38:15
Last modification
14/05/2019 11:06:47