Available services

Escritura de empréstimo de dinheiro a juro de 10 por cento que emprestam Luís Francisco da Picada das Ribas e João Francisco Grilo desta vila da quantia de 770 000 réis aos devedores António dos Santos Marnoto e sua mulher desta vila.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0044/00020
Title type
Atribuído
Date range
1873-01-11 Date is certain to 1873-01-11 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 22 a 23
Scope and content
Escritura de empréstimo de dinheiro a juro de 10 por cento, sendo intervenientes Luís Francisco da Picada, casado, proprietário, morador no lugar de Ribas de Picheleira e João Francisco Grilo, casado, proprietário desta vila (credores) e António dos Santos Marnoto e sua mulher Joana Rosa de Jesus (devedores), pescadores, moradores nesta vila. E logo pelos segundos outorgantes foi dito que devendo a quantia de 770 000 réis a José João das Ribas da Pichileira, por letra [comercial?], à qual os primeiros outorgantes são responsáveis. Sendo que o dito José João exigiu o pronto pagamento da sua dívida, os primeiros responsáveis por essa quantia, como administradores da Companha Nova dos Livres prontificaram-se a arranjá-la para satisfazer aquele credor, ficando agora os seguntos outorgantes a dever aos primeiros a dita quantia e os seus juros. Dão como segurança de pagamento todos os bens que atualmente pertencem à dita companha e todos os que de futuro se comprassem e ainda todo o líquido de rendimento da propriedade, de dívidas as despesas que por direito a companha é obrigada a fazer. Hipotecam ainda 3 palheiros sitos na Costa Nova do Prado, um confronta a norte com o caminho público, a sul com Manuel Simões Menício, a nascente com eles devedores e a poente com José Batata e os outros dois à borda do mar que por serem bem conhecidos não se confrontam, cujos palheiros pertencem à mencionada companha, no valor de 150 000 réis. Hipotecam ainda o seu assento de casas térreas sitas na Capela desta vila, que confronta a norte com Luís Pereira Lebre, a sul com João dos Santos Marnoto, a nascente com a rua pública e a poente com Egídio Cândido da Silva, no valor de 100 000 réis. Hipotecam ainda mais metade do seu palheiro sito na Costa Nova do Prado que confronta a norte e nascente com caminhos públicos e a poente com o dito palheiro da companha acima confrontado e a sul com Manuel Simões Menício. Foram testemunhas presentes José Leopoldino da Silva, casado, artista, e Luís Pereira Praia, casado, pescador, ambos desta vila e José Vicente Soares, viúvo, solisitador, desta vila.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0005
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 15:31:02
Last modification
14/05/2019 11:06:47