Available services

Escritura de testamento que faz Joaquim da Cruz Maia, casado, lavrador e proprietário, maior de idade do lugar da Costa do Valado freguesia de Oliveirinha julgado e comarca de Aveiro.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0044/00019
Title type
Atribuído
Date range
1873-01-06 Date is certain to 1873-01-06 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 20v a 21v
Scope and content
Escritura de testamento, sendo interveniente Joaquim da Cruz Maia, casado, lavrador, e proprietário, morador na Costa do Valado. Sendo por este dito que é de sua própria e livre vontade que faz o seu testamento da seguinte forma: quer que o seu enterro seja feito conforme uso e costume da sua terra e pessoas de sua qualidade. Disse ainda que era casado por carta metade com sua mulher Joana dos Santos, de cujo matrimónio 7 filhos, que são: José, Manuel já falecido mas que deixou filhos, João, Rosa, Joaquim, Maria, Antónia, instituindo estes como seus únicos e universais herdeiros. Deixa a terça da sua meação à sua mulher Joana dos Santos e por morte da dita sua mulher passará a dita terça dos bens da sua meação, para os seus 6 filhos, que será repartida da seguinte forma: metade da referida terça para os seus 2 filhos, José e João e a outra metade da mesma terça para ser repartida pelos outros 4 filhos Rosa, Joaquim, Maria e Antónia. As despesas do seu funeral serão custeadas pela sua mulher e na falta desta à custa de todos os seus filhos. Nomeia como seu testamenteiro o seu filho Joaquim. Foram testemunhas presentes Bento Luís da Silva, casado, tamanqueiro, Joaquim António Mastrago, casado, lavrador, José Rodrigues do Sacramento, casado, proprietário, António Augusto de Almeida, casado, oficial de diligências e José Vicente Soares, solisitador, todos moradores desta vila.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0005
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 15:31:02
Last modification
14/05/2019 11:06:47