Available services

Escritura de confissão de dívida que faz Rosa de Jesus viúva de Domingos Ferreira Jorge da Chousa Velha ao credor Egídio Cândido da Silva desta vila da quantia de 96 000 réis.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0044/00016
Title type
Atribuído
Date range
1872-12-18 Date is certain to 1872-12-18 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 17 a 18v
Scope and content
Escritura de confissão de dívida, sendo intervenientes de uma parte Rosa de Jesus (devedora), viúva de Domingos Ferreira Jorge, do lugar da Chousa Velha e Egídio Cândido da Silva (credor), casado, desta vila. E logo pela primeira outorgante foi dito que tendo o seu falecido marido ficado como fiador da quantia de 120 000 réis que o credor tinha emprestado a António Rodrigues da Preta e sua mulher e não tendo estes meios alguns para pagar a dita quantia, além de um palheiro que lhes foi vendido em praça, a requerimento do dito Egídio Cândido da Silva, mas que ainda estão a dever ao dito credor a quantia de 96 000 réis, que os filhos de Domingos Ferreira Jorge devem pagar, mas como estes filhos são menores e não têm dinheiro para satisfazer a dita quantia e para evitar que lhes façam custas, por isso a primeira outorgante se confessa e constitui devedora da dita quantia. Pagando ao dito credor enquanto não satisfazer a dita quantia cada ano 19 alqueires de pão - milho branco e seco. Dá como segurança do pagamento o seu assento de casas térreas com seu aido e mais pertenças sitas na Chousa Velha, que confronta a norte com a rua pública, a sul com João Simões Teles, a nascente com os herdeiros de João Nunes Alão e a poente com o caminho público, avaliada no valor de 200 000 réis. Apresenta como seus fiadores José Ferreira Jorge e sua mulher Maria Nunes do Couto, lavradores, desta vila. Os fiadores hipotecam uma terra lavradia sita nas Russas, que levava de semeadura 8 alqueires e que confronta a norte com vários consortes, a sul com os herdeiros de Luís Francisco Morgado, a nascente com os herdeiros de Manuel Nunes Pinguelo e a poente com João Malta, no valor de 200 000 réis. Foram testemunhas presentes José Nunes da Costa, casado, lavrador da Ermida e e José António Carcereiro, casado, artista, da Vista Alegre e o doutor João Maria da Rocha Calisto e José Rodrigues do Sacramento, casado, proprietário, desta vila.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0005
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 15:31:01
Last modification
14/05/2019 11:06:47