Available services

Escritura de compra firme e venda, comprador Inácio Francisco do Bem e vendedor Fernando Ferreira da Maia e mulher, desta vila por 115 200 réis.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0043/00019
Title type
Atribuído
Date range
1872-07-25 Date is certain to 1872-07-25 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 24 a 25v
Scope and content
Compareceram na vila de Ílhavo no Cartório do tabelião, de uma parte como primeiros outorgantes e vendedores Fernando Ferreira da Maia e sua mulher Rosália Maria, e do outro como segundos outorgantes e compradores Inácio Francisco do Bem, todos moradores na vila de Ílhavo. E pelo primeiro outorgante foi dito, que desde aquela data e para sempre, vendiam ao segundo outorgante, a sua morada de casas térreas, sita no pedaço da vila de Ílhavo, que partia de norte com caminho público e de sul com servidão de consortes, a nascente com carril, e poente com José Luís Beleza, e lhas vendiam pela quantia certa de 115 200 réis, livres para eles vendedores, cuja casa era livre de foro. Dizendo os mesmos vendedores que o produto daquela venda seria para pagamento de dividas que eles vendedores deviam a certos credores, por isso autorizavam o mesmo comprador a pagarem certas dívidas com a dita quantia de 115 200 réis, que em poder do mesmo comprador deixavam ficar, com a condição de porém, que este comprador haveria de apresentar a eles vendedores o recibo das dívidas paga, e lhes completar a dita quantia, que era produto da venda da mencionada [?], e que satisfeito isto eles vendedores passavam então recibo de quitação ao comprador. E logo pelo comprador e sua mulher foi dito que aceitavam a escritura com as condições que ficaram ditas, e que ao cumprimento dela se obrigaram suas pessoas e bens em geral. E logo disseram mais eles vendedores, que as dívidas que devem, pertenciam e foram feitas pela vendedora, e seu primeiro marido João Fernandes Laborinho Garrento, e que por isso pertenciam também aos filhos da vendedora. E logo pelo comprador foi apresentado o recibo da contribuição de registo, na presença das testemunhas José Simões Chuva, o redondo, e Manuel dos Santos Balseiro, casado, artista da vila de Ílhavo, assinando a rogo da vendedora por dizer que não sabia escrever José Rodrigues do Sacramento, casado, proprietário, e a rogo do comprador e mulher pelo mesmo motivo, António Augusto de Almeida, casado, oficial do juízo, todos da vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0005
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 15:27:06
Last modification
14/05/2019 11:06:47