Available services

Escritura de ratificação de venda e compra, que fazem Joana Maria, viúva de Tomé Ferreira Saraiva, o bigões, e seus filhos a José Leite Novo, desta vila.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0042/00021
Title type
Atribuído
Date range
1872-01-16 Date is certain to 1872-01-16 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 24v a 26
Scope and content
Escritura de ratificação de venda e compra, sendo intervenientes Joana Maria, viúva de Tomé Ferreira Saraiva, o bigões e de outra parte José Leite Novo, casado, moradores nesta vila de Ílhavo. E logo pela primeira outorgante que tendo ela e seu marido, enquanto este estava vivo, uma morada de casas térreas sitas na Rua de Espinheiro, que confrontam a norte com o doutor António Tomás de Mendonça, a sul com Paulo André Senos, a nascente com o mesmo Senos e a poente com Domingos Magano pela quantia de 220 000 a José Leite Novo e tendo ela Joana Maria e seu marido recebido da mão do comprador naquela altura a quantia de 188 800 réis, recebendo no ato da presente escritura a quantia de 31 200 réis que faltava para completar o pagamento da dita casa. E estando neste acto presentes os filhos da vendedora e de Tomé Ferreira Saraiva: José Ferreira Saraiva e sua mulher Maria Esperança de Jesus, Joana Vitorina, Maria Emília, solteiras, disseram que concordaram com esta venda e que cada um por si a ratificava. Foi ainda dito pela vendedora que tendo mais 2 filhos, mas estes se acharem ausentes sem deles haver notícias por isso a dita Joana Maria responsabiliza-se pela parte que pertencer a cada um dos filhos caso os ditos filhos ausentes não concordem com esta escritura a dita Joana Maria se prontifica a corresponder com os ditos seus filhos ausentes, ao que obriga a seua pessoa e bens e hipoteca o excesso de sua casa baixa sita na Viela da Pinta desta vila, que confronta a norte com José da Rocha, a sul com Manuel Francisco da Madalena, a nascente com o carril público e a poente com Luís da Banca, cujo aido também já se acha hipotecado à quantia de 200 000 réis. Foram testemunhas presentes José Leopoldino da Silva e Alexandre de Oliveira, aquele casado e este solteiro, ambos artistas, desta vila e João António da Silva, casado, carpinteiro, desta vila.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0005
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 15:26:24
Last modification
14/05/2019 11:06:47