Available services

Escritura de confissão de dívida que fazem Manuel Luís Bernardo, e sua mulher Clara de Jesus, do lugar do Roque da Palhaça ao credor António Tavares de Almeida de Verdemilho pela quantia de 100 000 réis.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0039/00001
Title type
Atribuído
Date range
1870-01-12 Date is certain to 1870-01-12 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 1v a 2v
Scope and content
Compareceram no cartório de Ílhavo de um lado Manuel Luís Bernardo e sua mulher Clara de Jesus do lugar do Roque da Palhaça ao credor António Tavares de Almeida de Verdemilho, em 12 de janeiro de 1870. E logo pelo primeiro outorgante dito Manuel Luís Bernardo foi dito perante as testemunhas, que tendo no dia sete de agosto de 1877, sacado da caixa económica da cidade de Aveiro a quantia de 100 000 réis, em que o segundo outorgante dito António Tavares de Almeida era aceitante por favor da dita quantia de 100 000 réis, cuja quantia foi sacada por meio de uma letra, e não pagando nem se reformando dita letra no prazo marcado foi esta letra protestada e paga pelo aceitante por favor dito António Tavares de Almeida como consta do protesto, e recibo do diretor da mesma caixa económica, que neste ato tudo foi presente. Por isso eles outorgantes ditos Manuel Luís Bernardo e sua mulher Clara de Jesus vinham por este público instrumento confessar ao dito António Tavares de Almeida de que são devedores desta quantia de 100 000 réis pelos motivos declarados, ficando esta quantia a vencer juro da lei, livres do alheio da lei de cinco porcento ao ano, livres de décima, ou qualquer outro encargo, para ele credor, ao que eles confitentes devedores sob obrigação por umas pessoas e bens ao portento pagamento dos ditos 100 000 réis e seus juros que se vencerem em geral e em especial hipotecam o seu assento de casa assobradas em que vivem, sita no dito lugar do Roque da Palhaça com seu quintal junto, que tudo parte do norte com o caminho que vai para a freguesia de Nariz, do sul com fazenda de Vitoria Ferreira, nascente com Jerónimo José de Barros e a poente com a estrada pública. Mais um pinhal sito nos Carrirelhos do meio limite de Nariz, que parte do norte com António Simões Ruivo, a sul com José Cruzeiro de Nariz, a nascente com António Vieira Lameiro de Nariz, a poente vários inquilinos, cujas propriedades são suas livres e desembargadas e não se acham hipotecadas e logo pelo credor dito António Tavares de Almeida foi dito que aceitava esta confissão de direito e hipoteca especial da maneira que dito fica. E de como um outro a sim o disseram, aceitaram, outorgaram e pediram que se lavrasse pelo tabelião e em presença das testemunhas Albino de Almeida, casado, e Alexandre de Oliveira, solteiro, ambos sapateiros, da Vila de Ílhavo. Assim foi dito e assinado.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0005
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 15:11:44
Last modification
14/05/2019 11:06:47