Available services

Escritura de emprazamento enfiteuta por parte que fazem o excelentíssimo Augusto Ferreira Pinto Basto e sua mulher residentes no lugar de Silveiro a José Martins e sua mulher da Gafanha.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0038/00035
Title type
Atribuído
Date range
1869-08-06 Date is certain to 1869-08-06 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 51-53
Scope and content
Escritura de emprazamento enfiteuta, realizado no sítio da Vista Alegre. Sendo intervenientes o excelentíssimo Viriato Ferreira Pinto Basto (procurador) de seus pais Augusto Ferreira Pinto Basto e dona Maria Inocência e de outra parte José Martins e sua mulher Domingas de Jesus, do lugar da Gafanha. E pelo procurador Viriato Ferreira Pinto Basto foi dito que os seus constituintes eram detentores de vários terrenos sitos na Gafanha, os quais já se encontram divididos em leiras e muitos já estam cultivados e que agora se acham justos e contratados com José Martins e sua mulher a dar-lhes aforamento enfiteuta de leira e meia das sobreditas leiras, a saber: a primeira é uma leira sita na Gafanha e conhecida pela leira numero 170, que confronta a norte com Manuel dos Santos Mouro, a sul com Manuel Mouro Novo, a nascente com a estrada pública e a poente com outra estrada pública, que tem do lado norte ao sul de largura 56 metros e 20 centímetros; a metade da segunda leira sob o número 124, confronta a norte com José dos Santos Tendeiro, a sul com a viúva de tamanqueiro, a nascente com a estrada pública e poente com outra estrada, que tem de largo do norte a sul 28 metros e 10 centímetros, pelo foro anual de 3 alqueires de milho tranço, limpo e seco e uma galinha boa e gorda. O foro pela leira 124 pelo foro anual de 1 alqueire de milho e uma galinha, ficando assim a ser o foro anual das duas leiras 4 alqueires de milho e 2 galinhas pagas pelo dia de São Miguel em cada ano. O aforamento é feito com a condição de trazerem as mesmas leiras bem cultivadas e amanhadas. Caso não paguem o foro durante 3 anos, pagarão mais por cada missão 2 alqueires de milho além do foro estipulado. Dão como segurança de pagamento as propriedades aforadas nesta escritura. Foram testemunhas presentes Manuel Fernandes Torrão, viúvo, jornaleiro, da Carvalheira e José Martins Cristão, casado, jornaleiro, de Vagos e Francisco Augusto Regala, solteiro, estudante, de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0005
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 15:10:42
Last modification
14/05/2019 11:06:47