Available services

Escritura de partilhas amigáveis que entre si fazem António Francisco Dama e sua mulher, com sua irmã e cunhada Rosa Marques da Silva solteira sui juris da Alagoa.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0038/00021
Title type
Atribuído
Date range
1869-03-15 Date is certain to 1869-03-15 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 29-30
Scope and content
Escritura de partilhas amigáveis, sendo intervenientes de uma parte Joana Marques da Silva e seu marido António Francisco Dama e de outra parte Rosa Marques da Silva, solteira, suis juris. Pelos outorgantes foi dito que estão justos e contratados a fazerem as partilhas amigáveis dos bens que ficaram por morte de seus pais e sogros da seguinte maneira: pertence a Joana Marques da Silva e seu marido o assento de casas com poço, eira, pátio e uma laranjeira com pertenças no aido, partindo destas mesmas casas em direção ao sul onde se acha cavado um marco que confronta a norte com a rua pública, a sul com João dos Santos Neves, a nascente com a co-herdeira Rosa e a poente com Manuel dos Santos Zorra; uma terra lavradia que tem de semeadura 3 alqueires e meio sita na Alagoa, que confronta a norte com a viúva de João dos Santos Batel, a sul com o caminho público, a nascente com João Nunes Visinho e levada e a poente com Manuel Francisco Dama; mais uma leira de pinhal sita na gândara das Quintãs, que por ser bem conhecida não se confronta. Pertence a Rosa Marques da Silva, o aido do assento para o nascente onde viviam os seus pais, que confronta a norte com a rua pública, a nascente e sul com João dos Santos Neves e a poente com a irmã e cunhado; mais uma terra lavradia sita na Alagoa, que confronta a norte, nascente e sul com João Francisco Dama e a poente com João dos Santos Neves; mais uma leira de pinhal sita na arvosa [ervosa?], que confronta a norte com Manuel Nunes de OLiveira Pio, a sul com com José da [Verena?]. Ficando obrigado Joana Marques da Silva e seu marido a darem a Rosa a quantia de 12 000 réis. Foram testemunhas presentes João Ferreira Jorge, casado, lavrador, e Fernandes Rodrigues, viúvo, lavrador, da Alagoa e Francisco Maria Cardoso, viúvo, artista, desta vila.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0005
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 15:10:39
Last modification
14/05/2019 11:06:47