Available services

Escritura de sociedade que entre si fazem, Josefa Rosa Violante, solteira, sui juris, e Maria Rosa Violante e seu marido Manuel Fernandes Parracho desta vila.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0038/00020
Title type
Atribuído
Date range
1869-03-02 Date is certain to 1869-03-02 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 28-29
Scope and content
Escritura de sociedade, sendo intervenientes Josefa Rosa Violante, solteira, suis juris e Maria Rosa Violante e seu marido Manuel Fernandes Parracho, moradores nesta vila de Ílhavo. E logo foi dito pela Joséfa Rosa Violante que estando de sociedade, e continuando a estar, com sua irmã e cunhado desde 1856, em negócio de fazendas e outros objetos, que vende na sua loja e que dos lucros desse [?] negócio tem comprado várias propriedades, como são as casas da Rua do Adro, e outras na Rua do Cemitério desta vila, sendo que por esta escritura a outorgante menciona que somente lhe pertence a metade das ditas propriedades de casa, bem como a metade do negócio. Pelos segundos outorgantes foi dito que caso este negócio por algum motivo fosse distituído querem que a metade das propriedades acima mencionadas e pertencentes à irmã e cunhada Josefa Rosa Violante lhe seja inteirada na propriedade de casas sitas na Rua do Adro, confronte para a Igreja desta freguesia, a qual a primeira outorgante concordou. Foi ainda dito que também que de todos os bens móveis e mais objetos que possuem, metade pertence à primeira outogante. Foram testemunhas presentes Albino de Almeida, casado, sapateiro e Manuel dos Santos Galo, o cardoso, casado, marítimo, ambos deste vila e Augusto de Oliveira Pinto, casado, proprietário, das Ribas.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0005
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 15:10:39
Last modification
14/05/2019 11:06:47