Available services

Escritura de compra e firme venda que entre si fazem como comprador José Nunes Rafeiro das Ribas e vendedores Francisco Lopes Júnior e mulher dona Rosa Elvira Monteiro residente na cidade de Aveiro por 244 800 réis.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0030/00032
Title type
Atribuído
Date range
1865-07-04 Date is certain to 1865-07-04 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 47 a 48v
Scope and content
Escritura de testamento, sendo intervenientes Manuel Fernandes Borrelho, o velho, viúvo, da Chousa Velha. O dito Manuel Fernandes Borrelho, o velho, disse que no dia do seu falecimento ou no dia seguinte se digam tantas missas quantos são os clérigos da freguesia por sua alma e que seu corpo seja conduzido à sepultura conforme as pessoas de sua qualidade. Disse ainda que os bens que se acharem dentro de sua casa sejam repartidos pelos pobres desta freguesia. Deixa ao seu sobrinho Joaquim Fernandes Borrelho, filho de Domingos Fernandes Borrelho, o seu assento de casas, aido e todas as suas pertenças cito na Chousa Velha desta vila. Deixa a Manuel Fernandes Borrelho, seu sobrinho e filho de Domingos Fernandes Borrelho, uma terra cita nas Chousas do Birrento e 100 000 réis em dinheiro. Deixa à sua sobrinha, filha do dito seu irmão, Joana Nunes do Couto, casada com Remígio José de Pinho a quantia de 200 000 réis. Deixa ao seu sobrinho João, filho de Luísa, casada que foi com Manuel Ferreira Jorge, a quantia de 100 000 réis. Deixa ao seu sobrinho Domingos, filho de Luísa, uma terra cita no Corgo do Martinho que levava de semeadura 3 alqueires. Deixa ainda a sua sobrinha Luísa, filha de sua irmã Luísa, a quantia de 1 200 réis. Deixa ao seu sobrinho Joaquim Fernandes Borrelho, filho de António Fernandes Borrelho a quantia de 1 200 réis. Deixa à sua afilhada Joséfa, casada como João dos Santos Batateiro da Chousa Velha, metade de uma terra cita na [mata?] de cima, cuja metade de terra levava de semeadura 4 alqueires e meio e a outra metade da dita terra deixa a Maria também, filha do dito João dos Santos Batateiro com a condição dos seus pais não poderem vender, empenhar ou alienar e caso faleça a Maria, serão senhores da dita terra os pais da dita filha. Deixa todos os seus fatos e [sama?] a João dos Santos Batateiro. Disse ainda que todas as despesas que se fizerem com o enterro, missas e tudo mais que for necessário será à custa unicamente dos seus sobrinhos menos a Luísa e a Joaquim Fernandes Borrelho. Para seu testamenteiro nomeia Joaquim Fernandes Borrelho, filho de Domingos Fernandes Borrelho, desta vila. Foram testemunhas [Nepomoceno?] Lima, casado, carpinteiro, Manuel Maria da Rocha, casado, alfaiate, José Nunes Ramisote, casado, marítimo, João Francisco do Bem, casado, marnoto, João Fernandes Manuel Júnior, casado, marítimo, Manuel Nunes de Castro o Abegão, viúvo, lavrador, todos desta vila.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0005
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:54:52
Last modification
14/05/2019 11:06:47