Available services

Escritura de dinheiro a juro que faz Manuel Nunes do Couto aos órfãos filhas que ficaram de Luís Nunes do Couto e de Luísa Nunes Chocha desta vila pela quantia de 23 425 réis.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0028/00004
Title type
Atribuído
Date range
1857-12-22 Date is certain to 1857-12-22 Date is certain
Dimension and support
1 doc; f. 4v a 7
Scope and content
Escritura de dinheiro a juro, realizada na morada de Pedro Couceiro da Costa (curador dos orfãos ). Sendo intervenientes o dito Pedro Couceiro da Costa e Manuel Nunes do Couto e sua mulher Maria Luísa (devedores). E pelo dito Manuel Nunes do Couto foi dito que tendo em seu poder e na qualidade de tutor de seus irmãos Luís e Luísa Rosa, a quantia de 91 194 réis, pertencentes a dita sua irmã Luíza, e que tendo ultimamente prestado contas na mesma qualidade de tutor, sendo que o mesmo ficou alcançado para com o órfão Luís na quantia de 2 231 réis, tinha sido estimado para entrar no cofre dos orfãos com ambas as sobreditas quantias que ao todo fazem o total de 93 425 réis, mas porque tal dinheiro ia ficar amortizado sem dele resultar benefício algum aos menores, ficava em seu poder aquela quantia com o vencimento de juros legais. Dá como segurança de pagamento a sua terra cita na Chousa da Ermida que levava de semeadura 8 alqueires e que confronta a nascente com Manuel dos Santos Ribeiro, o Maltez e a poente com Manuel Nunes Ramos o Palhão, que vale mais que o dobro das quantias sobreditas. Apresenta ainda como seu fiador João Francisco Grilo, que também hipoteca a sua terra cita na Rota da Chousa Velha, que confronta a norte com Tomé Santo e a sul com Manuel Fernandes Alegrete o masso, a nascente com Alberto Ferreira Pinto Basto e a poente com o reverendo José Simões Chuva, que levava de semeadura 7 alqueires. Apareceu ainda Dionísio da Rocha Brás, subtutor dos ditos orfãos dizendo que não se opunha à pretensão de Manuel Nunes do Couto. Foram testemunhas presentes José dos Santos Parracho, casado, pescador desta vila e Manuel dos Santos Patoulo, casado, lavrador, desta mesma vila e João dos Santos Malaquias, casado, proprietário.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0004
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:50:39
Last modification
14/05/2019 11:06:47