Available services

Escritura de aforamento enfacteusim perpétuo que fazem os senhorios diretos António Tavares de Almeida e sua mulher Rosa Maria Lebre, da vila de Ílhavo, aos foreiros Francisco de Oliveira e sua mulher Joaquina Sereija, da Quinta do Picado.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0027/00131
Title type
Atribuído
Date range
1856-03-02 Date is certain to 1856-03-02 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 131 a 131v
Scope and content
Escritura de aforamento perpétuo entre os senhorios diretos António Tavares de Almeida e sua mulher Rosa Maria Lebre, da vila de Ílhavo, e os foreiros Francisco de Oliveira e sua mulher Joaquina Sereija, da Quinta do Picado. O aforamento referia-se a 1 terra que foi pinhal, na Solheira, limite da Quina do Picado, com capacidade de semear 2 alqueires e meio, delimitada a norte com José Pericão, de São Bernardo, e a sul com o pinhal da Quinta do Medelo, de Verdemilho. O foro anual era de 6 alqueires de milho, limpo e seco, capaz de receber, medido pela medida da vila de Ílhavo, pago no dia de São Miguel na casa dos senhorios (na vila de Ílhavo ou em Verdemilho), a iniciar-se em 1857. Os foreiros levariam a propriedade sempre cultivada e não poderiam alienar o seu ónus sem licença dos senhorios. Se estes não pagassem o foro pontualmente podiam ser expulsos pelos senhorios. Os foreiros hipotecavam, como garantia de pagamento do foro, as melhoras feitas na propriedade. Foi nomeado fiador Manuel da Silva Justiça, da Quinta do Picado, que hipotecava 1 terra na Agra de Verdemilho, delimitada a norte com o caminho da Azanha, a nascente com José Gonçalves Farão e a sul com os herdeiros de Bernardo Gonçalves de Resende e a poente com João da Silva Justiça. Foram testemunhas Dionísio da Rocha Braz, casado, lavrador, da vila de Ílhavo, e João Nunes do Couto, casado, lavrador, do Vale de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0004
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:49:26
Last modification
14/05/2019 11:06:47