Available services

Escritura de codicilo ou adição a escritura de testamento feita nas minhas notas que faz Joaquim Fernandes Borrelho, viúvo, assistente no lugar da Chousa Velha, deste lugar de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0027/00077
Title type
Atribuído
Date range
1855-01-24 Date is certain to 1855-01-24 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 81v a 82
Scope and content
Escritura de codicilo ou adição a escritura de testamento feita nas minhas notas, celebrada em casa de Manuel Fernandes Borrelho, que faz o testador Joaquim Fernandes Borrelho, viúvo, assistente no lugar da Chousa Velha, deste lugar de Ílhavo. O testador tinha feito o seu testamento aberto, nas mesmas notas desta escritura, na qual tinha constituído seu testamenteiro o seu filho Domingos Fernandes Borrelho. Tinha deixado à sua filha Luísa, casada com Manuel Ferreira Jorge, o ouro presente no inventário por falecimento da última mulher do testador, no valor de cerca de 32 000 réis. Tinha deixado, para despesas do seu funeral, 1 junta de bóis que trazia José Batista, de Verdemilho. Modificava o seu testamenteiro para seu filho Manuel Fernandes Borrelho. Por falecimento da sua filha Luísa, deixava o dito ouro às suas 2 netas Luísa, filha de Manuel Ferreira Jorge, e Joana, filha de Domingos Fernandes Borrelho, para se repartir em partes iguais. Deixava também a junta de bois em posse do testamenteiro, assim como todas as [renovas?] que se acharem de portas adentro quando falecesse, com a condição adicional dele distribuir 8 alqueires de milho aos pobres da freguesia de Ílhavo. Foram testemunhas António Nunes da Fonseca, viúvo, sapateiro, Tomé António Santo, casado, lavrador, João dos Santos da Costa, casado, trabalhador, Domingos Fernandes Alegrete, solteiro, lavrador, todos deste lugar da Chousa Velha, e José Maria da Silva Curado, casado, proprietário, da vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0004
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:49:15
Last modification
14/05/2019 11:06:47