Available services

Escritura de aforamento em facteusim perpétuo entre o senhorio direto a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Almas da freguesia de Ílhavo, representada pelos atuais mesários o juíz Manuel Ferreira Gordo, tesoureiro reverendo José Simões Chuva, secretário José Maria da Silva Curado e mordomo do altar Francisco António Grilo e os foreiros Manuel Nunes Ramos o manica e sua mulher Luísa Nunes Ramos, todos da vila de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0027/00040
Title type
Atribuído
Date range
1854-09-03 Date is certain to 1854-09-03 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 41v a 42v
Scope and content
Escritura de aforamento em facteusim perpétuo entre o senhorio direto a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Almas da freguesia de Ílhavo, representada pelos atuais mesários o juíz Manuel Ferreira Gordo, tesoureiro reverendo José Simões Chuva, secretário José Maria da Silva Curado e mordomo do altar Francisco António Grilo e os foreiros Manuel Nunes Ramos o manica e sua mulher Luísa Nunes Ramos, todos da vila de Ílhavo. O aforamento referia-se a 7 meios da marinha, no Muro Gordo, limite da vila de Ílhavo, delimitados a norte com os herdeiros dos Malícias e Moucos, a sul com as propriedades de vários conçortes, a nascente com os herdeiros de Luís da Rocha Couto e a poente com a Baronesa de Almeidinha. O foro anual seria de 300 réis, com as seguintes condições: o foro seria pago no dia de São Miguel de setembro, a iniciar-se em 1858, os 7 meios seriam bem cultivados para que se assegure o pagamento do foro, e que, deixando de pagar o foro durante 3 anos consecutivos, a senhoria poderia tomar posse da propriedade. Caso fosse necessário por qualquer causa, o aforamento seria convertido num arrendamento por 80 anos, com a mesma renda anual. Foram testemunhas Domingos Simões Teles, casado, carpinteiro, e João António Santo, solteiro, trabalhador.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0004
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:49:09
Last modification
14/05/2019 11:06:47