Available services

Escritura de composição e amigáveis partilhas que entre si fazem Domingos Simões Teles e sua mulher com seus irmãos e tios e cunhado, todos desta vila de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0027/00033
Title type
Atribuído
Date range
1854-06-05 Date is certain to 1854-06-05 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 132v a 133v
Scope and content
Escritura de composição e partilhas amigáveis, celebrada em casa de Manuel Nunes Ramos o manica entre os outorgantes Domingos Simões Teles e sua mulher Joana dos Santos, João Simões Teles e sua mulher Joana dos Santos, João Simões Teles, solteiro, sui juris, Joana Nunes de Jesus e seu marido Manuel Nepomeceno Lima, Manuel Nunes de Castro e sua mulher Joana da Rocha Poço, Maria Nunes de Castro e seu marido António dos Santos Carrancho, João Nunes de Castro e sua mulher Maria Gonçalves e Joana Nunes de Castro, solteira, sui juris, e Maria de Jesus e seu marido Luís Simões, todos da vila de Ílhavo. Foram feitas partilhas da falecida Maria Nunes, mulher do falecido João dos Santos Atraiçoado. Domingos Simões Teles e sua mulher, João Simões Teles, solteiro, e Joana Nunes de Jesus e seu marido Manuel Nepomoceno Lima ficariam com a parte seguinte, a ser repartida entre os três herdeiros: 1 vessada, no Ribeiro Velho, delimitada a nascente com a levada que vem para as Azenhas da Barroca e a poente com António João Carrancho; 1 foro de 7 alqueires de milho e 6 e meio de trigo, na Presa, que pagava a viúva de Manuel Nunes Morgado, da Presa; 1 pinhal, na Lagoa do Junco, delimitado a norte com os herdeiros de Sebastião Francisco do Picado e a sul com os herdeiros João Nunes Pinguelo o manco; 1 pinhal, na Castilhana, delimitado a nascente com João da Rocha Ramos e a poente com José Rodrigues, dos Moitinhos; e 1 vota de [corais?]. Recebiam também dos herdeiros Manuel Nunes Ramos e seus irmãos a quantia de 12 140 réis, que totalizava 270 780 réis. Manuel Nunes de Castro e sua mulher, Joana da Rocha Poço, Maria Nunes de Castro e seu marido António dos Santos Carrancho, João Nunes de Castro e sua mulher Maria Gonçalves, Joana Nunes de Castro, solteira, sui juris, e Maria de Jesus e seu marido Luís Simões Mariz ficariam com os seguintes bens, a serem repartidos entre si: 1 serrado, no Corgo Comum, delimitado a norte com a viúva de António da Silva Branco e a sul com Tomé António Sarra; 1 pinhal, no Bacalhão, delimitada a norte com os herdeiros de António da Rocha Deus, a sul com Francisco António Santo, a nascente com os herdeiros de Sebastião Francisco da Picada e a poente com os herdeiros de José Nunes Ramos; 1 panela de ferro; 1 caldeira; 1 pérolas de ouro com 1 cruz de ouro; 1 laço de ouro; uns botões de prata. Recebiam também 12 140 réis da outra parte, que perfaz a quantia de 270 770 réis. Foram testemunhas Manuel Nunes Ramos o manica, casado, proprietário, e João André Patoilo, viúvo, lavrador da vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0004
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:49:08
Last modification
14/05/2019 11:06:47