Available services

Escritura de dinheiro a juro que dá António Tavares de Almeida, residente no lugar de Verdemilho, ao arrais Manuel André Batata, procurador António Francisco Bartolo, procurador António João Ruivo, e escrivão Manuel Fernandes da Rocha representantes da companha da Senhora da Saúde, da Costa Nova do Prado, todos da vila de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0027/00011
Title type
Atribuído
Date range
1854-02-17 Date is certain to 1854-02-17 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 110 a 111
Scope and content
Escritura de empréstimo de dinheiro, entre o credor António Tavares de Almeida, de Verdemilho, julgado de Aveiro, e os devedores Manuel André Batata, António João Ruivo e Manuel Fernandes da Rocha, arrais, procurador e escrivão da companha de Nossa Senhora da Saúde, que pesca na Costa Nova do Prado da vila de Ílhavo, todos dessa vila. Foi contraído o empréstimo de 900 000 réis, a juros da lei, contraído para pagar dívidas da companha a dona Teodora Joaquina de Queirós, viúva do conselheiro Joaquim José de Queirós (400 000 réis) e a Manuel António Lebre, João Dias Cura, de Águeda, e João José da Conceição. Os devedores apresentavam, como garantia do pagamento, todos os bens da companha (barco, redes e seus utensílios, palheiros do mar e do rio, caldeira), e em especial: Manuel André Batata a sua quinta chamada a do Saraiva, limita da vila de Ílhavo, delimitada a norte com a serventia de outros prédios, a sul com Manuel Gonçalves Andril, a nascente com o mesmo e a poente com o caminho das terras dalém; António João Ruivo as suas moradas de casas térreas e quintal, na Viela da Pinta da vila de Ílhavo, delimitadas a norte com António Pereira da Bela e a sul com Pedro Couceiro da Costa; e Manuel Fernandes da Rocha as suas casas, na viela do capitão, delimitadas a norte com Manuel Francisco Bartolo e a sul com José Francisco Carrapichano. Se os devedores saíssem do governo da companha, fariam com que os seus substitutos pagassem a dívida. Foram testemunhas Luís Vaz, casado, pescador, e José Fernandes Maurício, casado, pescador da vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0004
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:49:04
Last modification
14/05/2019 11:06:47