Escritura de dinheiro de juro que dão a madre priora e mais religiosas do Convento de São João Evangelista da cidade de Aveiro a Maria de Jesus solteira sui juris do lugar de Verdemilho da quantia de 41 800 réis.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0026/00065
Title type
Atribuído
Date range
1849-10-14 Date is certain to 1849-10-14 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 106 a 108
Scope and content
Escritura de dívida à razão de juro de 5 por cento, realizada na morada de José de Oliveira Mourão. Sendo intervenientes Manuel Simões Leitão (representante do padre Feliciano José da Providência, curador geral da madre priora do Convento de São João Evangelista das Carmelitas Descalças da cidade de Aveiro) e como devedora Maria de Jesus, solteira, sui juris, do lugar de Verdemilho, da quantia de 41 800 réis. Dá como segurança de pagamento o quinhão da herança que lhe pertence na fazenda do Boragal de Cima tanto de terra lavradia como da azenha sita no limite de Verdemilho, que confronta a norte com o carreiro de Verdemilho e a sul com a estrada do Bonsucesso e com Bernardo Resende. Hipotecava ainda o seu assento de casas e aido sito no mesmo lugar de Verdemilho, que confronta a norte com Joana Gafanhoa e a sul com a estrada pública. Apresentava ainda como seus fiadores António dos Santos Suque do mesmo lugar de Verdemilho e Manuel Simões Preto. O primeiro fiador hipoteca o seu assento de casas e aido onde vive em que vive com todas as suas pertenças e a parte que tem em uma azenha e suas pertenças no sítio do Boragal de Baixo, que confronta a norte com a Quinta da Capoa e a poente com a azenha do buragal de cima e tomava sobre si como devedor a quantia de 32 200 réis, ficando a originária devedora Maria de Jesus somente da quantia de 9 600 réis. O segundo fiador hipotecava a sua terra cita no sitio de Trás dos Aidos no lugar de Verdemilho que levava de semeadura 4 alqueires, que confronta a norte com Francisco Sousa Maia e a sul com António de Oliveira do dito lugar de Verdemilho. Foram testemunhas presentes Manuel da Rocha, casado com casa de negócio e José Vaz, solteiro, pescador, moradores nesta vila e ainda Francisco José de Oliveira Mourão.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0004
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:48:15
Last modification
14/05/2019 11:06:47