Escritura de venda que faz a excelentíssima Baronesa de Almeidinha assistente na sua casa de Alqueidão, a excelentíssima dona Bárbara Inocência Felicidade Ferreira Pinto viúva do ilustríssimo José Ferreira Pinto Basto assistente na cidade de Lisboa.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0026/00056
Title type
Atribuído
Date range
1849-06-20 Date is certain to 1849-06-20 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 91v a 95v
Scope and content
Escritura de compra e venda, realizada na morada da Baronesa de Almeidinha. Sendo intervenientes a Baronesa de Almeidinha (vendedora) e José Correia da Silva (procurador de dona Bárbara Inocência Felicidade Ferreira Pinto assistente em Lisboa e compradora), da compra de várias propriedades citas nesta vila. Nomeadamente a leira de uma terra sita na Agra do Sul da Ermida, que levava de semeadura 3 alqueires, qua confronta a norte com os filhos de Joaquim Resende do Vale de Ílhavo e a sul com Manuel Nunes Ramos de Ílhavo. Mais uma terra no mesmo sítio que levava de semeadura 3 alqueires que confronta a norte com Manuel Nunes Ramos de Ílhavo e a sul com os filhos de Joaquim Resende do Vale de Ílhavo. Mais uma terra no mesmo sítio que levava de semeadura 6 alqueires que confronta a norte com Manuel dos Santos Ribeiro o maltez da Ermida e a sul com Manuel Nunes Pinguelo. Mais uma terra, que levava de semeadura alqueire e meio no mesmo sítio que confronta a norte com o caminho que vai para a Malhada e a sul com Manuel dos Santos Ribeiro o maltez. Mais uma praia e vessada de terra lavradia e costeira sita na Malhada, que confronta a norte com o caminho da Malhada e a sul com a vessada do sítio das Ortas. Mais uma vessada e terra lavradia e praia de moliço costeiro de mato que confronta a sul com Tomé Simões Chuva e a norte com Marcelino André Alão. Mais um foro de 20 alqueires de trigo imposto em azenha chamada a do Pelis, que é foreiro João da Silva antigamente chamada da Preta sita na praça da Ermida, que confronta a norte com a madriz e terras das religiosas do Convento de Sá de Aveiro e a sul com o padre José Resende. Mais um foro de 6 000 réis, que é foreira Maria Francisca, viúva de António Fernandes Bexiga, imposto em um assento de casas com suas pertenças, que confronta a norte com a madriz e fazendas das referidas Freiras de Sá de Aveiro e a sul com o caminho que vem do Vale de Ílhavo para a Ermida, pelo valor de 800 000 réis. As primeiras 4 propriedades estão obrigadas a pagar de foro anual à confraria de Espírito Santo do Vale de Ílhavo 1 alqueire de trigo e 2 às religiosas do Convento de Jesus da cidade de Aveiro. O pagamento seria feito em dia de São Miguel. No entanto, no caso dos outros além do mencionados e dos que pertenncem à Casa do Paço da Ermida, a vendedora se obriga a indeminização à compradora. Foram testemunhas presentes Francisco José de Oliveira Mourão, casado, vive de sua agência e José Moreira da Silva, casado, trabalhador, morador no lugar da Lavandeira.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0004
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:48:12
Last modification
14/05/2019 11:06:47