Available services

Escritura de reformação e nomeação de hipoteca à razão de juro que faz Ana Rodrigues viúva de António Gonçalves Saltão do lugar de Mataduços no julgado de Aveiro a madre priora e mais religiosa carmelita dascalças do Convento de São João Evangelista da cidade de Aveiro da quantia de 30 000 réis.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0026/00021
Title type
Atribuído
Date range
1847-11-23 Date is certain to 1847-11-23 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 35v a 37v
Scope and content
Escritura de reformação de hipoteca, sendo intervenientes Ana Rodrigues (devedora), viúva de António Gonçalves Saltão, do lugar de Mataduços e o reverendo Caetano José de Oliveira (procurador das credores à madre priora e religiosas carmelitas descalças do Convento São João Evangelista de Aveiro). Foi dito pela devedora que tendo celebrado escritura de dívida da quantia de 30 000 réis, tendo hipotecado os seus bens, os quais os vendeu agora e por esta escritura vinha renovar a dita quantia com novas hipotecas e fiadores. Hipotecando agora uma terra sarradia no sítio da Caneira Larga do lugar de Mataduços, que levava de semeadura 6 alqueires, que confronta a norte com Lourenço Joaquim da Silva e vários consortes, a sul com Maria, solteira, filha que ficou de Luís de Bastos ambos do mesmo julgado. Apresentava ainda como seu fiador Luís Gonçalves Saltão do mesmo lugar de Mataduços e João dos Santos Sarrado do lugar da Coutada. O primeiro fiador hipoteca o seu assento de casas e aido que tem em Mataduços, sítio do fanhoso, que confronta a norte com Leocádio José Braga, a sul com Nuno Marques de Vileirinho. O segundo fiador hipoteca uma terra cita na Chousa Nova, que confronta a nascente com Tomé Nunes Caramonete, a poente com Tomé Gonçalves Vaz. Foram testemunhas José Maria da Silva Curado, casado, vive de sua agência e Joaquim José de Almeida, viúvo, oficial da câmara.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0004
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:48:07
Last modification
14/05/2019 11:06:47