Available services

Escritura de trespasse de cedência de domínio útil que fazem Custódio José Pereira Bastos e sua mulher da cidade de Aveiro a Manuel Joaquim Simões Rodrigues bahia na mesma.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0023/00057
Title type
Atribuído
Date range
1844-06-27 Date is certain to 1844-06-27 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 69 a 71
Scope and content
Escritura de trespasse e cedência do domínio últil, realizada na morada de José Maria Monteiro. Sendo intervenientes Custódio José Pereira Bastos e sua mulher Joana Rosa de Jesus, da cidade de Aveiro e de outra parte Manuel Simões Rodrigues Bahia, residente na mesma cidade. Foi dito pelos primeiros outorgantes que eram senhorios úteis de uma morada de casas sitas na Rua dos Mercadores, que confronta a norte com casas dos herdeiros de João Henriques da Maia e com casas de Joaquim Marques Saraiva, e a sul com casas de João José de Araújo, a nascente com casas dos ditos herdeiros e a poente com a dita rua, os quais haviam tomado aforamento perpétuo ao excelentíssimo António Maximo Rangel de Quadros, pelo foro anual de 5 000 réis, mas como estas casas já não lhe estava a ser útil tinham pedido autorização ao senhorio para trespassarem estas casas a Manuel Joaquim Simões Rodrigues Bahia, o domínio vital destas ficando agora este como enfiteuta, tendo ficado Júlio Rangel de Quadro como procurador do dito senhorio e que aceitava o dito trespasse. Ficou o dito Manuel Joaquim Simões obrigado o foro anual acima indicado. Foram testemunhas presentes José Maria Monteiro, casado, lavrador, e morador nas Ribas e Manuel Simões da Rocha, viúvo, lavrador e morador no Bom Sucesso.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0003
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:44:51
Last modification
14/05/2019 11:06:47