Available services

Escritura de amigáveis partilhas e composição que fazem entre si Pedro dos Santos Fradinho e sua mulher Luísa Manuel sarra, José António de Barros e sua mulher Maria Nunes, com José Borges este assistente da cidade de Lisboa e queles moradores nesta vila.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0023/00010
Title type
Atribuído
Date range
1843-10-20 Date is certain to 1843-10-20 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 12 vá 13
Scope and content
Escritura de partilhas e composição amigável, sendo intervenientes Pedro dos Santos Fradinho e sua mulher Luísa Manuel Sarra, José António Barros e sua mulher Maria Nunes e da outra parte como composto José Borges, residente na cidade de Lisboa, mas presente. Por morte de Luís Borges e Maria Nunes, pais e sogros dos ditos outorgantes foram feitas as partilhas de seus bens. Por José Borges se encontrar ausente não tinha estado presente no inventário já feito. Tendo seus irmãos e cunhados uma obrigação e título de dar ao outro outorgante, tendo José Borges ficado com uma terra no sitio das Chousas, limite desta vila, que leva de semeadura 3 alqueires de pão, que confronta a nascente com Luís Nunes Chocha e outros e a poentes com os herdeiros de António Francisco Morgado, outra terra lavradia sita na cova da Raposa, que leva de semeadura 2 alqueires e meio que confronta a norte com João Jana, a sul com António Fernandes Borrelho que avaloaram em 20 000 réis, outra leira de terra lavradia sita no sarrado do brabo, que leva de semeadura um alqueire, que confronta a nascente com Manuel Malta e a poente com José Gilberto Ferreira Teles avaloada em 8 300 réis. Outra terra lavradia no mesmo serrado que leva de semeadura meio alqueire que confronta a norte com Manuel Malta e a sul com Manuel Fernandes avaloada em 4 000 réis. Tendo José Borges de tornar aos seus irmãos e cunhados a quantia de 33 réis para ambos. Foram testemunhas José Moreira Barreirinha, casado, Manuel da Costa Carola, solteiro, pescador e moradores na Rua Nova e Julião Marques de Carvalho, casado, alfaiate, morador na Rua Nova.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0003
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:44:39
Last modification
14/05/2019 11:06:47