Available services

Escritura de testamento última e derradeira vontade que fazem de mão com os 2 casados Manuel Nunes Ramos e sua mulher Maria Alves ambos moradores da Rua Nova desta vila.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0022/00068
Title type
Atribuído
Date range
1843-03-25 Date is certain to 1843-03-25 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 88 a 90
Scope and content
Escritura de testamento última e derradeira vontade que fazem de mão com os 2 casados Manuel Nunes Ramos e sua mulher Maria Alves ambos moradores da Rua Nova desta vila de Ílhavo. Por temerem a sua morte e em acordo mútuo, primeiramente queriam que lhes fosse aquando da sua morte lhe fosse seguido sobre as leis cristãs por serem católicos e segundo as leis da igreja de sua freguesia, e deixavam esmolas para que mandassem rezar missas em seu nome e de seus familiares. Disseram mais os testadores que sendo casados à luz da igreja cristã mas que o testador quando casou com a dita testadora já era viúvo de Joana Borges de Almeida do lugar da Ermida e por deste casamento também não ter resultado nenhum filho os bens da dita Joana ficaram em posse do testador. O testador disse mais que sendo casado em segundo matrimónio com Maria Alves mas que até então também não tinham filhos dispõe dos seus bens pela seguinte ordem: queria que sua esposa fosse a sua testamenteira com a condição da mesma seguir as ditas leis cristãs e dar aos pobres desta freguesia 40 alqueires de milho por uma so vez. O testador dá ainda seus bens pertencentes a sua atual esposa, do seu primeiro matrimónio para que possa vendê-los e desfrutar deles enquanto fora viva. A testadora como tinha seus pais vivos, seus herdeiros necessários, deixava no caso destes sobreviverem aquando da sua morte todos os seus bens e que teria também que se ele morresse primeiro que seu marido queria-lhe pagar da mesma forma que ele lhe fizer e de lhe dever o devido respeito com a condição do dito seu marido dar aos pobres desta freguesia 40 alqueires de miilho por uma só vez. Foram testemunhas Miguel Ferreira casado e mestre ferreiro, seu filho Manuel Ferreira solteiro, José Gonçalves Ribeiro casado lavrador e Bartolo Simões Maio casado e mestre ferreiro, Manuel Simões Leitão, solteiro e maior de 14 anos, José Francisco do Casal, casado e lavrador todos da extinta vila de Arada [Aradas?].
Physical location
D6.E12B.P1.CX0003
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:44:03
Last modification
14/05/2019 11:06:47