Available services

Escritura de aforamento em facteusim perpétuo que fazem as excelentíssimas relisiosas do Convento de Sá da cidade de Aveiro a gol Manuel e sua mulher Joana Manuel de Jesus do lugar de Vale de Ílhavo de baixo deste julgado de 14 alqueires de trigo galego de cada ano.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0022/00045
Title type
Atribuído
Date range
1842-11-12 Date is certain to 1842-11-12 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 58v a 60
Scope and content
Escritura de aforamento em facteusim perpétuo que fazem as excelentissimas religiosas do Convento de Sá da cidade de Aveiro que tem como seu procurador o ilustríssimo senhor António Joaquim Dinis Ferreira Teles a Gil Manuel e sua mulher Joana Manuel de Jesus do lugar de Vale de Ílhavo de baixo deste julgado. O aforamento recai nos ditos aforantes se acharem justos e contratores com as ditas religiosas desta ordem aquele aforamento em facteusim perpétuo a sua parte que tem na azenha denominada a senhora da penha de frança sita no Vale de Ílhavo de baixo pela porção certa de 4 alqueires de trigo galego cada um ano posto à porta dos ditos senhorios e no caso de não cumprirem a obrigação os senhorios ficariam a apoderar-se de novo da sua terra sendo com foro e para segurança eles hipotecavam o seu assento de casas com a sua leira de terra no citio da Carvalheira ocupadas por Joséfa filha de Manuel António Torrão que parte do norte com a viúva de Manuel dos Santos, sul com os herdeiros da viúva Ferreira Pinto. Foram testemunhas Domingos Marques Carvalho casado carpinteiro e Domingos da Costa Carola casado marnoto e ambos desta vila.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0003
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:43:56
Last modification
14/05/2019 11:06:47