Available services

Escritura de aforamento em facteusim perpétuo que faz Caetano José Ferreira do arnal morador na sua Quinta da Arada [Aradas?] a Manuel Fernandes Grego e sua mulher Maria de Jesus do lugar do Bonsucesso julgado de Aveiro.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0022/00005
Title type
Atribuído
Date range
1842-02-19 Date is certain to 1842-02-19 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 8 a 9
Scope and content
Escritura de aforamento em facteusim perpétuo onde compareceram de uma parte Jerónimo dos Santos Carvalho e sua mulher Joana Luís, Manuel dos Santos Carvalho e sua mulher Joana Luísa, Manuel dos Santos Carvalho e sua mulher Joana Rodrigues e Elvira da Rocha solteira todos do lugar da Presa, como procurador José dos Santos Carvalho e António dos Santos Carvalho ambos residentes em Lisboa aquele seu irmão Jerónimo dos Santos Carvalho pela procuração que apresenta neste mesmo ato e da outra parte João José dos Santos Machado como nome como procurador do reverendo Bernardo Marcaranhas ambos da cidade de Aveiro. O aforamento perpétuo recai no Jerónimo dos Santos Carvalho e outros do lugar da Presa pequena ao reverendo da cidade de Aveiro. José dos Santos Carvalho como procurador assegura todas as provas, tanto civis como crimes que possam ter cometido e igualmente possa tomar de aforamento ao padre José Bernardo Mascaranhas da cidade de Aveiro, uma morada de casas e fazenda sitadas na Presa pequena pelo foro anual de 10 alqueires de milho. Executam pelo dito João José dos Santos Machado como procurador do reverendo de que seu constituinte e senhor de um assento de casas com suas pertenças no lugar da Presa pequena junto ao quintal do gato com pátio parreiras e árvores de fruto terra lavradia que leva de semeadura 2 alqueires que parte do norte como aidos de António Ferreira galego e com Manuel dos Santos Carvalho e sul com Joaquim Abrantes, da nascente com a rua pública que vai para Aveiro e mais uma terra lavradia chamada o chão de acham que tem pegado o mesmo um bocado de vinha parreira e árvores de fruto que leva de semeadura 7 alqueires de milho parte do norte com a quinta de Manuel João, do sul com Joaquim Abrantes e da nascente com ribeirio de José do Arte sitio da Presa e do poente com a estrada de vilar. Os forantes pagam ao dito reverendo senhorio a cada um ano de dar alqueire e meio de milho, no dia de São Miguel. Foram testemunhas Manuel dos Santos Patoilo casado lavrador e morador na Alagoa e Pedro dos Santos casado e lavrador e morador nas Ribas da Picheleira.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0003
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:43:50
Last modification
14/05/2019 11:06:47