Available services

Escritura de aforamento e facteusim perpétuo que fazem Manuel Francisco Rosa birra e sua mulher do lugar de Nariz termo da vila de Esgueira a António Joaquim Diniz Ferreira Félix e sua mulher do lugar de Alqueidão termo da vila de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0015/00056
Title type
Atribuído
Date range
1835-02-25 Date is certain to 1835-02-25 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 91 a 93
Scope and content
Escritura de aforamento enfiteuta perpétuo, realizado na morada de António Joaquim Dinis Ferreira Félix. Sendo intervenientes Manuel Francisco Rosa Birra e sua mulher Maria da Silva (foreiros), de nariz, Esgueira, e António Joaquim Dinis Ferreira Félix e sua mulher dona Maria Carlota do lugar de Alqueidão. Manuel Francisco Rosa Birra e sua mulher têm que dar foro aos senhorios de uma terra lavradia de seca e baixa com seu mato cita nos [Almornoveus?] lugar de Nariz pelo foro anual de 2 alqueires de milho e 2 galinhas pagos anualmente no dia de São Miguel. Esta terra confronta a norte com Francisco Marques, da Pedreira, termo de Esgueira, a sul com João Ferreira Zangorrina do lugar de Nariz, a nascente com Manuel Vieira da ortinha, a poente com a viúva do capitão-mor da Palhaça. Dão como garantia de pagamento do foro, o assento de casas em que vivem com quintal com todos os seus pertences em Nariz, que confronta a norte com João Ferreira Zangorrina do mesmo lugar, a sul com os herdeiros de Pedro Vieira Neves do mesmo lugar. Foram testemunhas Francisco Simões Ratola e Domingos Martins ambos assistentes na Vila de Ílhavo e Manuel António Rodrigues desta freguesia.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0002
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:38:07
Last modification
14/05/2019 11:06:47