Available services

Escritura de testamento e doação causa mortes que faz Luísa da Rocha viúva de Manuel Fragozo de Oliveira do lugar da Coutada termo desta vila de Ílhavo a Tomé Fragoso da Rocha solteiro do mesmo lugar.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0015/00055
Title type
Atribuído
Date range
1835-02-19 Date is certain to 1835-02-19 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 89v a 91
Scope and content
Escritura de testamento que faz Luísa da Rocha, viúva de Manuel Fragoso de Oliveira do lugar da Coutada, dizendo que o seu corpo deveria ser sepultado na Igreja desta freguesia de São Salvador com um hábito preto. Como não tem herdeiros e por motivos de gratidão deixa a sua herança a Tomé Fragoso da Rocha da Coutada, deixando-lhe todos os seus bens móveis e de raíz, o assento de casas em que vive com seu aido, palheiros, casa da eira e todas as mais pertenças do dito assento, que confronta a norte com os herdeiros de Feliciano Nunes, a sul com o doutor Manuel da Rocha Fradinho. Deixava ainda uma terra cita na Coutada, chamada o corgo, que confronta a norte com o herdeiro de Francisco Nunes, a sul com Manuel José Rodrigues Vidal, a nascente com Manuel da Rocha da Silveira da Coutada. Com a obrigação de mandar dizer 30 missas de esmola de 6 vinténs cada uma. O herdeiro fica ainda obrigado a dar à sobrinha de Luísa da Rocha, chamada Rosa de Verdemilho, a quantia de 4 800 réis. Dará ainda ao sobrinho António Simões Preto a quantia de 4 800 réis. Luísa da Rocha deixava ao seu sobrinho Gabriel Justiça da Quinta do Picado, o seu chão nos aidos com sua parreira e figueira, que confronta a norte com João Pinto Ferraz da Vila de Ílhavo, a sul com os herdeiros de Manuel Francisco da Picada da Alagoa, a nascente com a filha de Feliciano Nunes, com a obrigação dele mandar dizer 12 missas de 120 réis cada uma. Deixava ainda a Teresa de Jesus, filha de Manuel da Rocha de Oliveira, a cama, um botão de ouro e os botões de prata e algum fato melhor de vestir que fiquem da morte da testadora. O herdeiro Tomé Fragoso da Rocha ficava ainda obrigado a dar aos pobres 3 ou 4 alqueires de milho. Foram testemunhas presentes Manuel José Gomes Boticário, José António de Oliveira vidal Boticário, António Fernandes da Silva, João de Azevedo, estes da Vila de Ílhavo, João da Cruz professor da Vista Alegre, e Diogo de Oliveira Vidal, desta vila de Ílhavo mas residente na de Mira.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0002
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:38:07
Last modification
14/05/2019 11:06:47