Available services

Escritura de confissão de dívida que faz Manuel Ferreira o novo e sua mulher da vila de Aradas a Francisco Joaquim Monteiro do lugar das Arribas termo desta vila de Ílhavo a juros de 5 por cento com a quantia de 630 000 réis.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0015/00054
Title type
Atribuído
Date range
1835-02-22 Date is certain to 1835-02-22 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 88 a 89v
Scope and content
Escritura de confissão de dívida de dinheiro a juro, sendo intervenientes Manuel Ferreira o novo e sua mulher Teresa Ferreira (devedores) da vila de Aradas e Francisco Joaquim Monteiro (credor), da quantia de 630 000 réis a juros de 5 por cento. O pagamento seria feito anualmente. Dão como segurança de pagamento um assento de casas térreas com seu pátio, aido e todos os seus pertences na Vila de Aradas, que confronta a norte com Joaquim Sarralheiro, a sul com a viúva do Tomé Nunes cabelo, a nascente com a estrada que vai para a Agra e a poente com a estrada real. Hipotecaram ainda uma terra cita nas chãs que leva de semeadura 5 alqueires, que confronta a norte com as fazendas que foram de Luís Pedro Nolasco da cidade de Aveiro, a sul com a parreira da casa, a nascente com os sobrinhos do devedor e a poente com a mesma parreira. Hipotecaram ainda uma terra cita na Agra de Aradas que leva de semeadura 5 alqueires, que confronta a norte com os [Tumudos?] de Aveiro, a sul com Tomé Nunes cabelo, a poente com Leocádia, viúva de Miguel António Labrincha. Hipotecaram outra terra na [Agroeira?] a qual paga 10 tostões de foro, que leva de semeadura 4 alqueires e meio, confronta a norte com Manuel Ferreira Canha, a sul com Luís Nunes galego do lugar de Verdemilho, a nascente com João Nunes cabelo, a poente com a regueira da groeira. Mais outra terra cita na Arrota da vila que leva de semeadura 3 alqueires, confronta a norte com José Gonçalves Neto da vila de Aradas, a sul com Manuel Ferreira Catão o novo, a nascente com José Nunes cabelo e outros e a poente com Bernardo Resende de Verdemilho. Mais uma terra cita na arrota de João Tomé que levara de semeadura 6 alqueires, que confronta a norte com José Francisco de Vilar, a nascente com a Quinta do Ramalho e a poente com a estrada que vai para a costa. Foram testemunhas presentes Manuel José Gomes Boticário, Luís António Ferreira Negociante e Vicente José da Pena.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0002
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:38:07
Last modification
14/05/2019 11:06:47