Available services

Escritura de compra e firme venda que fazem José Maria da Silva Curado e sua mulher desta vila de Ílhavo a Joaquim Francisco dos Santos Russo e sua mulher, João Francisco Cirineu e sua mulher e António de Pinho Neves e mulher, todos os herdeiros que ficaram de Manuel Francisco dos Santos Russo e mulher desta mesma vila.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0015/00052
Title type
Atribuído
Date range
1835 Date is certain to 1835 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 84v a 87
Scope and content
Escritura de compra e firme venda, sendo intervenientes José Maria da Silva Curado e sua mulher Luísa Maria de Jesus (compradores) e Joséfa Maria Faqueira por si e como procuradora de seu marido Joaquim Francisco dos Santos Russo e João Francisco Cireneu e sua mulher Joana dos Santos e António de Pinho Neves e sua mulher Rosa dos Santos (vendedores), todos herdeiros de Manuel Francisco dos Santos Russo e sua mulher. José Maria da Silva Curado e mulher tinham comprado aos restantes intervenientes um assento de casas térreas e altas com seu aido, terra lavradia e parreiras e mais pertenças Poço Carril, com todas as suas serventias e logradouros novos e velhos localizada na rua pública da Vila de Ílhavo que confronta a norte com Manuel Bezurro de Ílhavo, a sul com Manuel Jana da mesma vila, a nascente com José Furalagos e a Gateira e a poente com a rua pública pela quantia de 144 000 réis. Os compradores pagaram 100 800 réis ao dono da hipoteca capitão Pedro Fernandes da Silva e ficaram com uma dívida de 43 200 réis. Esta quantia ficou com uma dívida de juros a 5 por cento. Os compradores apresentaram como garantia da pagamento desta dívida as mesmas casas. Foram testemunhas José Gomes Tamanqueiro e Fernando Ferreira Lopes Lavrador ambos desta vila e António de Oliveira Vidal Boticário.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0002
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:38:06
Last modification
14/05/2019 11:06:47