Available services

Escritura de compra transação e facteusim perpétuo que fazem Luísa Gonçalves com licença do senhorio direto Manuel José de Sá e Castro e sua mulher Joana Rita asssistentes na Vista Alegre deste termo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0015/00048
Title type
Atribuído
Date range
1834-11-23 Date is certain to 1834-11-23 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 77v a 80v
Scope and content
Escritura de compra transação de facteusim perpétuo, sendo intervenientes como vendedora, e em nome do senhorio direto José Barreto Ferraz de Vasconcelos, Luísa Gonçalves, viúva de Luís Fernandes Bairros do lugar da Chousa Velha e como compradores e foreiros Manuel José de Sá e Castro e sua mulher Joana Rita, moradores na Vista Alegre. O José Barreto autoriza a que a transação seja feita. Manuel José de Sá e Castro compraram a Luísa Gonçalves as melhores propriedades do prazo, nomeadamente um assento de casas térreas com seus logradouros e mais pertenças, um moinho que em tempos foi azenha chamada Rosmaninhal da Chousa Velha com todas as suas águas e mais pertenças, terras de pão que levaram de semeadura 10 alqueires, que confronta a norte com terras de Domingos Simões Teles, a sul com os herdeiros de Luís do Picarró. Mais uma terra licalizada no Corgo dianteiro que leva de semeadura 2 alqueires de trigo, que confronta a norte com a madriz da azenha do Rosmaninhal e a sul com a terra de Luís António dos Santos. Uma vessada chamada de Rozaima que leva de semeadura 3 alqueires de trigo, que confronta a norte com terra que foi de padre João dos réis do Curtido e a sul com a terra de Domingos Simões Teles. Vessada chamada de Carregal Pequeno que leva de semeadura 1 alqueire de trigo, confronta a norte com a terra que foi de Remígio Fernandes Barros do Espinheiro e a sul com a terra de Manuel dos Santos Picarró. Vessada chamada o Carregal Grande, na Chousa Velha, que leva de semeadura 8 alqueires de trigo, que confronta a norte com terra dos herdeiros de Tomé da Rocha Deus do Curtido, a sul com terras de Remígio Fernandes Bairros de Espinheiro. Vessada chamada a Morteira que consta de uma terra de pão e juncal que levam 30 alqueires de trigo, que confronta a norte com o Esteirinho e a sul com a terra que foi de Sebastião Borges de Almeida de Ílhavo. Os compradores compraram estas propriedades a Luísa Gonçalves com obrigação de pagar ao senhorio o foro de 60 alqueires de milho grosso a cada ano, limpo e seco, sendo o pagamento feito no dia de sao miguel de cada ano. Os foreiros teriam também que trazer sempre a levada de água bem limpa. Os compradores dão ainda como garantia de pagamento do foro as melhores da ditas propriedades, hipotecando-as. A compra foi feita pela quantia de 36 000 réis. Para a venda acontecer os herdeiros, e seu tutor, de Luísa Gonçalves e de seu falecido marido que desistiam totalmente da herança. Foram testemunhas Manuel José Gonçalves Boticário desta vila, Joquim das Neves da Vista Alegre e Luís Simões Maio de Aradas.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0002
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:38:06
Last modification
14/05/2019 11:06:47