Available services

Escritura de testamento de derradeira e última vontade que faz Maria Batista viúva que ficou de João dos Santos Carrancho do lugar de Alqueidão termo da freguesia de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0015/00028
Title type
Atribuído
Date range
1833-03-18 Date is certain to 1833-03-18 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 46v a 48v
Scope and content
Escritura de testamento, realizada na morada de Maria Batista viúva de João dos Santos Carrancho, dizendo que queria ser sepultada na Igreja desta freguesia e que lhe digam por sua alma 30 missas e mais 30 pelas almas de seu pai e de sua mãe de esmola. Disse ainda que deixava a seu sobrinho e afilhado Francisco António Santo, do lugar de Moitinhos, a sua terra lavradia na Chousa Nova, que leva de semeadura 5 ou 6 alqueires, que confronta a sul com ele seu sobrinho e a norte e mais com quem iria partir. Deixa-lhe mais outra terra lavradia na Gândara que leva de semeadura 3 alqueires de pão e que confronta a norte com a viúva de José rainha da Rua Nova e a sil com a viúva de Manuel Martins do Casal, tendo como obrigação mandar dizer as 30 missas por alma da testamenteira, no caso de ele morrer antes dela estes bans passarão para os seus herdeiros. Deixa a seu irmão Luís dos Santos Regateiro as casas e aida em que ela vive com todos os seus pertences, que não São confrontadas por serem conhecidas, assim como também lhe deixa todos os móveis que por sua morte se acharem, à excepção das [imagens?] que as deixa às suas sobrinhas, filhas de sua irmã Rosária com a obrigação do seu irmão Luís dizer as 30 missas por alma de seus pais. Deixa à sua sobrinha Joséfa, solteira, e sua irmã Joana casada com João Nunes Pinguelo e a sua irmã Rosa casada com João Nunes de Oliveira as suas terras lavradias, uma localizada na agra da Coutada logo por baixo da capela de Santo António, que traz de renda Manuel António dos Santos Carrancho de Alqueidão, e outras duas leiras de terra na Agra da Coutada para cá da dita capela para elas três sobrinhas partirem por igual. Foram testemunhas António Francisco do Bem do lugar de Alqueidão, Manuel de Oliveira Barroca, António Nunes Branco e Francisco, solteiro, filho de Manuel de Oliveira Barroca e seu irmão Manuel, solteiro, todos do lugar de Alqueidão.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0002
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:38:03
Last modification
14/05/2019 11:06:47