Available services

Escritura de aforamento e facteusim perpétuo qué fazem Luís Fernandes Barros e sua mulher do lugar da Chousa Velha deste termo a José Barreto ferraz ao Vasconcelos doutor em Luís da Quinta da Mouta.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0015/00022
Title type
Atribuído
Date range
1832-04-26 Date is certain to 1832-04-26 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 34v a 37v
Scope and content
Escritura de aforamento enfiteuta perpétuo, sendo intervenientes Pedro Nunes Moreiro como procurador de José Barreto Ferraz de Vasconcelos da Quinta da Mouta (senhorio) e Luís Fernandes Barros e sua mulher Luísa Gonçalves do lugar de Chousa Velha (foreiros), de um assento de casas térreas com seus logradouros mais pertenças e um moinho que em tempos foi azenha, no sítio da Chousa Velha cortadas as suas águas mais pertenças terra de pão que levarão de semeadura 10 alqueires. Esta confronta a norte com terras de Domingos Simões Teles da Chousa Velha, a sul com os herdeiros de Luís picaró do mesmo lugar, a nascente com a estrada que vai para o esteirinho e a poente com do Arata do Rosmaninhal. Aforou mais uma terra que se localiza no Corgo dianteiro, limite da Chousa Velha e que leva de semeadura 2 alqueires de trigo, que confronta a norte com Madriz da azenha do Rosmaninhal, a sul com terra que foi de Luís António dos Santos, a poente com terra que foi de Manuel Fernandes Bacalhau. Aforou ainda mais uma vessada chamada a [Roraima?] da Chousa Velha que leva de semeadura 3 alqueires de trigo, que confronta com terra que foi do padre João dos réis do Cortido e a sul com terra de Domingos Simões Teles da Chousa Velha, a nascente com terra de Manuel Ferreira Jorge do Vale de Ílhavo e a poente com a levada de água que vem da Azenha dos [Marinhal?]. Aforou mais uma vessada chamada o Carregal Pequeno, que levará de semeadura 1 alqueire de trigo, que confronta a norte com terra que foi de Romerio Fernandes Barros da Rua de Espinheiro, a sul com a terra de Manuel dos Santos Picaró, a nascente com a estrada que vai para o esteirinho e a poente com a levada de água que vem da azenha do Rosmaninhal. Aforou mais outra vessada chamada Carregal Grande que levará de semeadura 8 alqueires de trigo que confronta a norte com os herdeiros de Tomé da Rocha Deus do lugar do Cortido e a Sul com terra de Ramiro Fernandes Barros e a nascente com a estrada que vai para o esteirinho, a poente com a água da alagoa. Mais outra vessada chamada a [Mosteira?], que consta de terra de pão e juncal que levará de semeadura 30 alqueires de pão, que confronta a norte com o esteirinho, a sul com o que foi de Sebastião Borges de Almeida desta vila, a nascente com a estrada que vai para o esteirinho e a poente com a estrada que vai para a ponte da Murteira. Todas estas propriedades têm o foro certo de 160 alqueires de milho grosso em cada ano no dia de São Miguel. Foram testemunhas José Simões natural do sargento-mor Coimbra e assistenta na Fábrica da Vista Alegre, Pedro dos Santos de Ribas, Julião Marques de Carvalho desta vila.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0002
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:38:02
Last modification
14/05/2019 11:06:47