Available services

Escritura de ratificação de emancipação e doação para casamento ao ainda presente data que fazem Manuel Simões Lopes e sua mulher Ana Moreira da vila de Soza e sua filha legítima [Mariana?] solteira maior de 25 anos.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0015/00006
Title type
Atribuído
Date range
1831-08-16 Date is certain to 1831-08-16 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 8 a 10
Scope and content
Escritura de ratificação de emancipação e doação para casamento, realizada na morada de Manuel Ferreira da Cunha e Sousa desta vila de Ílhavo. Foram intervenientes Manuel Simões Lopes e sua mulher de Sosa e sua filha Mariana, solteira, maior de 25 anos. Esta escritura serve para ratificar a emancipação a dita Mariana que tem vivido debaixo do poder de seus pais e em Abril de Maio do presente ano foi emancipada. Como já tinha acontecido com seus irmãos João Simões Lopes e José Simões Lopes em que para o casamento dos mesmos os pais doaram vários bens móveis, também vão doar à Mariana pelo seu casamento dão um assento de casas térreas com todos os seus pertences, sem o quintal conjuntos às casas por ser foreiro, que confronta a norte com a rua pública e a sul com o casal da comenda. Doaram ainda uma terra na Quinta Nova, que levava de semeadura 2 alqueires e meio de pão, que confronta a norte com José Nunes Moreira da Madalena e a sul com vários consortes e a sul com os herdeiros de Manuel João do Fontão. Doaram uma terra lavradia na Chousa com 4 pés de Oliveira e que levava de semeadura alqueire e meio de pão, que confronta a norte com os herdeiros de Francisco José Fernanades Guimarães da vila de Ílhavo e a sul com Alexandre que está casado com Clara Carvalha. Doaram uma leira de vinha no Loural com seu tocado de vessada conjunto, confronta a nascente com José António Dias dos Santos e a poente com Manuel Nunes Pedro da vila de Sousa, e finalmente uma vinha no chafariz, que confronta a poente com a viúva de de Manuel Dias Cravo e a nascente com António Simões Lamego de Sosa. Foram testemunhas Manuel Ferreira da Cunha e Sousa e Joaquim Pinto Ramalhadeiro ambos desta vila.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0002
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:37:58
Last modification
14/05/2019 11:06:47