Available services

Escritura de contrato e obrigação ou de solução e condução de obras a serviços que entre si fazem José Ferreira Pinto Basto, representado pelo seu filho e procurador Augusto Ferreira Pinto Basto e Manuel Simões da Graça, com seu filho Pedro Simões da Graça, de 14 anos, de Vale de Ílhavo de Cima e Feliciano José dos Santos, com seu filho Fernando José dos Santos, de 10 anos, da Costa do Valado do termo de Eixo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0012/00061
Title type
Atribuído
Date range
1827-12-24 Date is certain to 1827-12-24 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 93v a 94v
Scope and content
Escritura de contrato e obrigação ou de solução e condução de obras e serviços, celebrada em casa e Fábrica de José Ferreira Pinto Basto, comendador e professo na Ordem de Cristo, senhorio do prazo da Ermida, entre José Ferreira Pinto Basto, representado pelo seu filho e procurador Augusto Ferreira Pinto Basto e os contratantes Manuel Simões da Graça, com seu filho Pedro Simões da Graça, de 14 anos, de Vale de Ílhavo de Cima e Feliciano José dos Santos, com seu filho Fernando José dos Santos, de 10 anos, da Costa do Valado do termo de Eixo. José Ferreira Pinto Basto tomava como aprendizes para a Fábrica da Vista Alegre Pedro Simões da Graça, de Vale de Ílhavo de Cima por 3 anos a contar da data da escritura, e Fernando José dos Santos, da Costa do Valado do termo de Eixo, por 6 anos a contar da data da escritura. Os aprendizes seriam alimentados, ensinados a ler, escrever e a contar e habitariam à custa do empregador, que atribuiria prémios áqueles que chegassem a oficial, a ajudante de caldear e de colher. No caso de tentativa de fuga, o tempo em que se passava fora não contaria para o período contratado. Seriam cobradas todas as despesas com danos causados. Foram testemunhas José Vicente Soares, mestre das primeiras letras, e João da Silva, oficial de vidro na Fábrica da Vista Alegre.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0002
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:35:55
Last modification
14/05/2019 11:06:47