Available services

Escritura de contrato e obrigação ou de locação e condução de obras e serviços por tempo de 4 anos que entre si fazem José Ferreira Pinto Basto, representado pelo seu filho e procurador Augusto Ferreira Pinto Basto e Tomé Francisco Capote, com seu filho Luís Capote, de 16 anos, e Manuel António Samagaio, com seu filho Manuel Samagaio, de 14 anos, todos estes do Cimo de Vila.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0012/00042
Title type
Atribuído
Date range
1827-04-01 Date is certain to 1827-04-01 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 60v a 62
Scope and content
Escritura de contrato e obrigação, ou de locação e condução de obras e serviços, celebrada em casa e Fábrica na Vista Alegre de José Ferreira Pinto Basto, senhorio da mesma fábrica e do prazo da Ermida, comendador e professo na Ordem de Cristo, cavaleiro na distinta Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Instituidor e dona da Real Fábrica de Porcelana "Vidraria" e Processo Químicos da Vista Alegre, entre José Ferreira Pinto Basto, representado pelo seu filho e procurador Augusto Ferreira Pinto Basto, e os contratantes Tomé Francisco Capote, com seu filho Luís Capote, de 16 anos, e Manuel António Samagaio, com seu filho Manuel Samagaio, de 14 anos, todos estes do Cimo de Vila. José Ferreira Pinto Basto tomava como aprendizes para a Fábrica da Vista Alegre os filhos dos contraentes, por 1 período de 4 anos a contar da data da escritura. Os aprendizes seriam alimentados, ensinados a ler, escrever e a contar e habitariam à custa do empregador, que atribuiria prémios áqueles que chegassem a oficial. No caso de tentativa de fuga, o tempo em que se passava fora não contaria para o período de 4 anos. Seriam cobradas todas as despesas com danos causados. Foram testemunhas José Vicente Soares, mestre das primeiras letras, e António Joaquim de Almeida, ambos empregados na Fábrica da Vista Alegre.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0002
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:35:49
Last modification
14/05/2019 11:06:47