Available services

Escritura de confissão de dívida a juros que fazem João Simões Maio e sua mulher Bárbara de Jesus, da Quinta do Picado da vila de Ílhavo a Manuel André Estrela, da Costa do Valado da vila de Eixo da quantia de 43 200 réis.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0012/00033
Title type
Atribuído
Date range
1826-11-19 Date is certain to 1826-11-19 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 47v a 48v
Scope and content
Escritura de confissão de dívida entre o credor Manuel André estrela, da Costa do Valado da vila de Eixo e os devedores João Simões Maio e sua mulher Bárbara de Jesus, da Quinta do Picado da vila de Ílhavo. A quantia de 43 200 réis, apresentada como dívida, partia da compra anterior de 1 junta de bezerros, a juros anuais de 5 por cento, pagos na data da escritura, sendo o primeiro pagamento 1 ano depois da mesma. Os devedores apresentavam, como garantia particular do pagamento: o seu assento de casas, com seu aido e pomar, na Quinta do Picado, delimitado a norte com a congosta que vai para a fazenda de Gabriel da Silva Justiça, a sul com José Domingues Rolo, a nascente com a viúva de Manuel Simões Maio e a poente com a estrada; 1 leira de terra lavradria na Rapadura, com capacidade de semear 2 alqueires, delimitada a norte com Manuel Simões Maio, de São Bernardo, a sul e a nascente com a fazenda da Azanha do Coimbrão e a poente com a estrada; 1 leira de terra lavradia, no Vale do Branco do Bonsucesso, com capacidade de semear 2 alqueires, delimitada a norte com Filipe da Cruz Gaio, a sul com Tomé Nunes Cabelo, de Arada, a nascente com Rosa, solteira, e a poente com José Gonçalves Andril. Foi nomeado o fiador Manuel dos Santos, solteiro, seu juris, da Quinta do Picado, que apresentava, como garantia particular, 1 terreno lavradio, nas Cavadas de Arada, com capacidade de semear 4 alqueires e meio, delimitado a norte com a fazenda dos religiosos de São Domingos, a sul com Manuel Nunes Rafeiro, a nascente com a estrada e a poente com o caminho que vai de Oliveirinha para Ílhavo; 1 terreno lavradio, com capacidade de semear 5 alqueires, no Olho de Água de Arada, delimitado a norte com o Mato dos herdeiros de Manuel João Balseiro, a sul com a viúva de José Nunes Rafeiro, a nascente com a estrada do Olho de Água e a poente com Maria Vieira, viúva de Estinislau Moreira. Foram testemunhas Manuel João Frade, de Alqueidão, e Manuel Nunes de Oliveira Alegrete, do Cimo de Vila.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0002
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:35:48
Last modification
14/05/2019 11:06:47