Available services

Escritura de testamento, última e derradeira vontade que faz Maria de Jesus viúva de Luís Nunes do lugar das Quintãs termo e vila do Eixo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0008/00086
Title type
Atribuído
Date range
1825-08-19 Date is certain to 1825-08-19 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 125 a 125v
Scope and content
Escritura de testamento, última e derradeira vontade que faz Maria de Jesus viúva de Luís Nunes do lugar das Quintãs termo e vila de Eixo. Por se achar em idade avançada mas ainda em seu perfeito juízo e visto não ter herdeiro aalguns forçados. Primeiro considera que encomendava sua alma a Deus Nosso Senhor Jesus Cristo para que o seu sangue seja reencaminhado para o reino dos céus, que quando morresse o seu corpo fosse em volto de um hábito e acompanhado a sepultura por um número de padres. Deixava então todos os seus bens móveis direitos e ações a sua sobrinha Joaquina solteira filha de seu irmao Manuel Lopes e a mesma nomeada testamenteira por sempre a ter tratado bem. A testamenteira tera a condição de lhe mandar rezar de uma só vez 10 missas e 3 a virgem Nossa Senhora de esmola, 5 as chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo e fazer todas as despesas da sua morte. O testador deixa aos 4 filhos de seu irmao Manuel Lopes por nomes: Luís, Sebastião, [matria?] e Rosa todos casados para repartirem entre side forma igual uma leira de terra lavradia no sitio do Cabeço, do norte com Feliciana Nunes do nascente com a serventia de várias fazendas e do sul Maurício Nunes mais uma leira de tera inculta ou de mato no mesmo citio do Cabeço que parte do norte com Feliciana Nunes do sul com Luís Lopes e da nascente com Pedro Fernandes com a obrigação destes 4 sobrinhos lhe mandarem rezar por uma só vez 10 missas. Foram testemunhas Diogo de Oliveira Vidal, Eusébio da Fonseca, Luís dos Santos Barreto, o capitão João Nunes Pinguelo de Abreu desta mesma vila, Joaquim Fernandes Borrelho da Chousa Velha e António da Rocha da Leonarda da mesma vila.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0001
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:31:50
Last modification
14/05/2019 11:06:47