Available services

Escritura de arrendamento de 4 anos que faz Bernardo António Paneleiro e sua mulher do Bonsucesso termo da vila de Ílhavo a Maria Rita Carolina ]Rosário?] do Amaral Sarmento Freire da Real Ordem Militar de São Bento de Alves assistente deprezante na quinta da Nossa Senhora de Oliveira do dado lugar.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0008/00080
Title type
Atribuído
Date range
1824-09-28 Date is certain to 1824-09-28 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 115 a 118
Scope and content
Escritura de arrendamento de 4 anos que faz Bernardo António paneleiro e sua mulher do Bonsucesso termo da vila de Ílhavo a dona Maria Rita Carolina Rosário do Amaral Sarmento Freire da Real Ordem Militar de São Bento de Alves assistente deprezante na quinta da Nossa Senhora de Oliveira do Dado lugar e que tem como seu procurador bastante irmão da senhoria freire Fernando Ozório do Amaral Sarmento Freire da Real Ordem Militar de São Bento de Avis presente na quinta da Nossa Senhora das Oliveiras. Procurador bastante pretende ficar presente pela senhoria para que possa alegar defender e requerer tudo aquilo que lhe for de justiça e em particular poder arrendar a quinta da Nossa Senhora de Oliveira no lugar do Bonsucesso comarca de Aveiro pelo tempo de 4 anos pela quantia de 60 000 réis em dinheiro do qual terá de pagar nos dias de São Miguel. Com a condição dos arrendatários a rendada dita quinta o primeiro na 2 feira da Páscoa de cada ano e o segundo pela romagem da Nossa Senhora das Dores mais 2 carros de palha de trigo semeado eles rendatários de trigo na dita quinta. Caso não derem a palha não serão punidos contudo terão de dar cada vez que venham a esta quinta verdura que a dita senhoria quiser para gosto da sua mesa e de seu criado, bem como a senhoria poderá ter na mesma quinta um criado com a obrigação dos arrendatários lhe darem toda a hortaliça e verdura que a senhoria quiser para consumo da sua mesa bem como o consumo de fruta. Foram testemunhas Manuel dos Santos Gaio do mesmo lugar e José Miguéis Belrreio alfaiate da mesma vila.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0001
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:31:49
Last modification
14/05/2019 11:06:47