Available services

Escritura de aforamento facteusim perpétuo que fazem António Francisco Verdade e sua mulher Maria Nunes da vila do Couto da Ermida a João Henriques Pinguelo o velho de cimo desta vila de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0008/00067
Title type
Atribuído
Date range
1823-03-31 Date is certain to 1823-03-31 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 97v a 99v
Scope and content
Escritura de aforamento facteusim perpétuo que fazem António Francisco verdade e sua mulher Maria Nunes da vila do Couto da Ermida a João Henriques Pinguelo o velho de cimo desta vila de Ílhavo. João Nunes Pinguelo diz estar contratado a dar ao frerio de afuramento perpétuo uma terra lavradia na Chousa da Praca da Ermida a partir do norte com Inácio Nunes Vieira e sul com serventia das terras do carril novo, outra terra na Chousa da Praça da Ermida a partir do norte com António Francisco Verdade e sul com fazenda do Paço da Ermida ou outra terra com parreiras e pinhal no citio da Lagoa da Ermida que confronta do norte com o caminho que vai para a Malhada e do sul com Manuel Nunes Vidal com a obrigação deles segundos suplicantes lhe pagarem o foro anual de 6 000 réis em dinheiro. O suplicante referiu que tinha contratado com os afuramentos que receberá só 6 000 réis das ditas fazendas de foro anual do qual a qualquer momento os seus senhorio as poderiam tomar conta e posse desta propriedades. O primeiro foro deverá de ser pago pelo dia de São Miguel de cada ano e dali em diante e com mais a condição de trazerem bem melhoradas e tratadas as ditas 3 propriedades com suas arreiras e pinhal. Como garantia os foreiros deram em partular: um assento de casas térreas e terra lavradia com suas [parreiras?] árvores e com todas as suas pertenças que tudo parte do norte com Francisco da Costa do sul com Maria de Oliveira, do poente com a rua pública e do nascente com Jerónimo da Rocha. Foram testemunhas Manuel António Morgado do pasadouro termo desta vila e Manuel António de Castro desta mesma vila.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0001
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:31:47
Last modification
14/05/2019 11:06:47