Available services

Escritura de compra que faz o desembargador Joaquim José de Queirós do lugar de Verdemilho do termo da vila de Ílhavo a António Lourenço Soares Ferras de Torres do mesmo lugar e termo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0008/00064
Title type
Atribuído
Date range
1822-11-05 Date is certain to 1822-11-05 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 92v a 94v
Scope and content
Escritura de compra que faz o desembargador Joaquim José de Queiroz do lugar de Verdemilho do termo da vila de Ílhavo a António Lourenço Soares Ferras de Torres do mesmo lugar e termo por uma vessada com seu mato pela parte do sul circundado sobre si do limite do mesmo lugar que parte da nascente com Filipe da Cruz Gaio do poente com Pedro Sarraio do norte com Francisco Maria filho do vendedor e poente com o ex capitão-mor Miguel Rangel de quadros da cidade de Aveiro com suas serventias e ativas de aguas pela quantia de 175 000 réis. O comprador pagou na íntegra ao vendedor confessando este que dela estar paga e satisfeita o comprador poderia usufruir e gozá-la. O vendedor considera que a dita propriedade todas as águas dos michurroas que vem da estrada geral da Nossa Senhora das Dores para Aveiro por uma Regueira de nascente da nascente ao poente que deve estar sempre aberta podendo o dito comprador ir abri-la e limpá-la mas não podendo fazer dela preza ou embaraço algum para que sempre que necessário posasam extrair águas foi pertança da dita propriedde assim como pertence a dita exclusividade da água da fonte e no citio desta querendo o comprador tapá-la para criar um muro de tanque ou por fora deste como ele comprador quiser pertencedo-lhe a ele igualmetne a água da nascente uma vez que esta se encontra penhorada por um dito credor João José de Sousa lobo da vila de Ílhavo e Luís António Gonçalves lomba da vila o Couto da Ermida. Assim sendo o credor José recebeu do outro credor a quantia de 74 800 réis a Luís 10 120 réis e por elas davam respondido a quitação ao dito vendedor. Foram testemunhas José Nunes de Oliveira deste mesmo lugar e Joaquim Lopes de Figueiredo do mesmo lugar.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0001
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:31:47
Last modification
14/05/2019 11:06:47